Nova Diretoria assume comando da AJURIS


O Juiz-Presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS João Vanderlan Rodrigues Vieira esteve presente, nesta segunda-feira (3/2), na cerimônia de posse da nova Diretoria da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS). O juiz de Direito, Eugênio Couto Terra, presidirá o Conselho Executivo no biênio 2014/2015, com os vice-presidentes Gilberto Schäfer (Administrativo); Jocelaine Teixeira (Financeiro); Jane Vidal (Cultural); e Geneci Campos (Social). Também assumiram os cargos de diretor e de vice-diretor da Escola Superior da Magistratura, respectivamente, Cláudio Martinewski, e Luciano Losekann.

A solenidade foi realizada no auditório do Foro Central II, com a presença do governador do Estado Tarso Genro, do ministro do Superior Tribunal de Justiça Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, do presidente do Tribunal de Justiça José Aquino Flôres de Camargo, do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros João Ricardo dos Santos Costa, do presidente da Assembleia Legislativa Gilmar Sossela, do procurador-geral de Justiça Eduardo de Lima Veiga, do vice-prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, do presidente da Câmara de Vereadores Professor Garcia, da defensora pública Luciana Kern, do presidente em exercício da OAB nacional Cláudio Lamachia e do presidente da OAB/RS Marcelo Bertoluci.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, agradeceu aos colegas magistrados e às pensionistas pela demonstração de apoio e confiança nos propósitos da chapa AJURIS! Magistratura Unida e Valorizada. “A satisfação vem acompanhada da consciência da grande responsabilidade que estamos assumindo”, apontou, assegurando que sua gestão seguirá o caminho que já vinha sendo trilhado pelos ex-presidentes João Ricardo e Pio Dresch. “Seremos tenazes e incansáveis na luta pela valorização da magistratura riograndense. E essa valorização passa pelo seu posicionamento no mesmo patamar das demais magistraturas do país”, assegurou.

Eugênio Terra também salientou que a Associação continuará lutando pelo reestabelecimento do Adicional por Tempo de Serviço e contra qualquer modificação na Constituição que tire da jurisdição estadual a competência da Justiça Eleitoral. “E seguiremos buscando promover a inclusão dos socialmente excluídos, a promoção da igualdade e o respeito aos Direitos Humanos”, acrescentou, anunciando que o Prêmio AJURIS de Direitos Humanos passará a ter o nome do juiz João Abílio de Carvalho Rosa, que faleceu em 2013 e instituiu o departamento da área na Associação.

Pio Giovani Dresch se despediu destacando as principais ações da Associação perante a sociedade no biênio 2012/2013, a começar pela campanha pela revisão da dívida do Estado com a União, passando pela questão do sistema penitenciário e a criação do Observatório Contra a Homofobia. Citou também a atuação na União Gaúcha, ressaltando a parceria de diversas entidades nas mobilizações. “Sem essa união não haveria sucesso, nenhuma entidade individualmente teria conseguido o que conseguimos”, reiterou.

As manifestações da Associação contra Propostas de Emendas Constitucionais, o trabalho junto ao Executivo e ao Legislativo do Estado para demonstrar a preocupação com a situação da magistratura gaúcha, ainda em desvantagem comparativamente aos demais estados, além da união dos três poderes na realização do Seminário República foram lembrados por Pio Dresch, que após os agradecimentos finais declarou empossados os membros da nova diretoria da AJURIS.

O NOVO PRESIDENTE – Eugênio Terra, natural de Tupanciretã, graduou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com mestrado em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. O juiz de Direito ingressou na Magistratura em 1989 e atuou nas comarcas de Sananduva, Torres, Santa Maria e, em Porto Alegre desde 2002. Atualmente, é juiz de Direito da 10ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, especializado em saúde e meio ambiente.

Nos últimos dois anos, foi vice-presidente Administrativo da gestão de Pio Giovani Dresch, a quem sucede na Presidência. Eugênio Terra também foi diretor do Departamento de Direitos Humanos, Secretário Geral e Assessor da Presidência em gestões anteriores da Associação.

Liderando a chapa única AJURIS! Magistratura Unida e Valorizada, Eugênio Terra, foi eleito com 846 votos, no dia 8 de dezembro. O magistrado adianta que a nova direção assume com o compromisso de continuar mobilizada pelas demandas da Magistratura, em especial a proposta de eleições diretas no Judiciário, a valorização do juiz e pela interação com a sociedade, discutindo e trabalhando com demandas de interesse público, como no caso da questão prisional.

DIRETORIA – Na Escola Superior da Magistratura assumem como diretor Cláudio Martinewski e como vice-diretor Luciano André Losekann. O Departamento de Assistência à Saúde (DAS) será dirigido por José Eugênio Tedesco, com os subdiretores Paulo Augusto Monte Lopes, Denise Oliveira Cezar e Alexandre Kreutz. Também tomam posse os integrantes do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal.

Após a cerimônia, a AJURIS e o TJ/RS comemoraram juntos as posses das novas administrações, com jantar no Salão de Eventos São José do Plaza São Rafael.

Conselho Deliberativo
Alexandre de Souza Costa Pacheco
Angelo Maraninchi Giannakos
Charles Maciel Bittencourt
Fábio Vieira Heerdt
Helga Inge Reeps
Ícaro Carvalho de Bem Osório
Joseline Mirele Pinson de Vargas
Liniane Maria Mog da Silva
Maria Aline Vieira Fonseca
Maria Lucia Boutros Buchain Zoch Rodrigues
Osvaldo Peruffo
Paulo Augusto Oliveira Irion
Rodrigo de Azevedo Bortoli
Rosane Wanner da Silva Bordasch
Sérgio Gischkow Pereira

Conselho Fiscal
Adão Sérgio do Nascimento Cassiano
Carlos Frederico Finger
José Antônio Daltoé Cezar   

 

Fonte: Imprensa/AJURIS

Imagens da notícia