Nova Administração do TJ toma posse

tj

Em sessão solene ocorrida no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, localizado no edifício-sede do Poder Judiciário gaúcho, nesta quinta-feira (1º/2), os integrantes da nova Administração do Tribunal de Justiça foram empossados sob aplausos de uma plateia repleta de magistrados, autoridades, familiares e amigos dos Desembargadores que irão conduzir a Corte no biênio 2024/2025.  Tomaram posse o  Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Alberto Delgado Neto , o 1º Vice-Presidente, Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, o 2º Vice-Presidente, Desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes, a 3ª Vice-Presidente, Lusmary  Fátima Turelly da Silva, e a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Fabianne Bretton Baisch.

O presidente do TJMRS, desembargador militar Amilcar Macedo, compôs a mesa de honra da solenidade, representando a justiça militar gaúcha.

Investimento na gestão de pessoas e na tecnologia

O novo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Alberto Delgado Neto, em seu discurso, destacou a importância do Poder Judiciário no contexto político e social, e também a responsabilidade da Magistratura na condução deste Poder da República. "Num país em franco processo para constituir o cenário que queremos, por certo que terá estruturas judiciais em maior evidência, pois serão mais provocadas. E registre-se: O Poder Judiciário só trabalha por provocação. Somos uma estrutura passiva. Nesse cenário, não se mostra madura a crítica pela crítica, por conta da insatisfação com as decisões", disse ele.  "Não se mostra maduro o trabalho de ataque aos sujeitos políticos, e não ao conteúdo das decisões, em qualquer Poder. É movimento que atua em detrimento à proteção do nosso Estado, que é de todos. Em detrimento da crítica construtiva e de fundamento. A crítica objetiva é essencial à democracia, seu desenvolvimento, e talvez seja a sua principal riqueza", acrescentou.

O magistrado enfatizou o sesquicentenário do Judiciário gaúcho, destacando "a importância do momento de ano histórico, pois, no dia 3 de fevereiro próximo, estaremos completando os 150 do Tribunal de Justiça no Estado do Rio Grande do Sul, a evolução nos informa o incremento da função política da chamada Justiça, pelos nossos cidadãos."  Ele agradeceu o apoio dos demais integrantes da Administração anterior, liderada pela ex-Presidente Iris Helena.

Despedida

"Um Rio Grande melhor e com valorosa contribuição do Judiciário, dos demais Poderes e das Instituições Autônomas, coadunados na busca permanente pela promoção do bem-comum. É isso o que os meus olhos enxergam com grande nitidez, após dois intensos anos de trabalho, de dedicação e de conquistas históricas! Neste mundo contemporâneo, de relações e projetos fugazes, feliz do gestor público que pode escrever o seu próprio epílogo e mais feliz daquele que pode entregar aos seus sucessores um caminho pavimentado, seguro e construído na direção correta, assim como o recebi do Desembargador Voltaire de Lima Moraes".

As declarações foram da Desembargadora Iris, em seu  discurso de despedida na abertura da solenidade. Ela destacou que as premissas de sua gestão, integrada também pelo ex- 1º Vice-Presidente e novo Presidente, Desembargador Alberto Delgado Neto, o ex-2º Vice, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, a ex-3ª Vice, Desembargadora Lizete Andreis Sebben e o ex-Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Giovanni Conti, citadas na posse, ocorrida em fevereiro de 2022, se tornaram marcas da  atuação da Administração, agindo com experiência, proatividade e espírito inovador.





Imagens da notícia