Nota de Pesar – falecimento do ex-secretário José Paulo Bisol
O Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul manifesta profundo pesar pelo falecimento do desembargador aposentado e ex-secretário de Segurança José Paulo Bisol, ocorrido na manhã deste sábado, 26 de junho, em Porto Alegre.
Bisol cursou direito na PUCRS e jornalismo na UFRGS. Iniciou carreira na magistratura como pretor em 1956. Foi promovido a juiz de direito tendo exercido a função por mais de três décadas em diferentes cidades do Estado. Foi promovido a desembargador no ano de 1978
Em sua trajetória política, Bisol foi deputado estadual (1983-1986) e senador (1987-1995), com participação ativa na Constituinte de 1988. Concorreu à vice-presidência da República em 1989, na chapa encabeçada pelo presidente Lula. Entre 1999 e 2002, foi secretário de Justiça e Segurança do Rio Grande do Sul, na gestão de Olívio Dutra.
“Impossível registrar em palavras o quanto aprendi com o desembargador Bisol. Fica o seu legado de justiça e humanidade, e a responsabilidade de empregar os seus ensinamentos e doutrina nas nossas ações daqui por diante”, lamentou o presidente do TJM, Fábio Duarte Fernandes.
Em 2016, o TJMRS condecorou Bisol com a comenda do Mérito Judiciário Militar, mais alta distinção da corte castrense gaúcha.
Foto: (Mauro Vieira, Agência RBS)