Mulheres na Justiça: servidoras do TJMRS participam de seminário do CNJ
Entre os dias 12 e 13 de setembro, o CNJ realiza o seminário Mulheres na Justiça: novos rumos da Resolução n.255. O evento ocorre em formato híbrido e discute uma série de temas em referência à Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.
O seminário aaborda, entre outros assuntos, os desafios para efetivar a resolução; o julgamento com perspectiva de gênero; a construção dos direitos humanos das mulheres; e a liderança feminina nas organizações. De acordo com a norma, em vigor desde janeiro deste ano, os órgãos do Judiciário devem realizar ações afirmativas de gênero para acesso aos tribunais de segundo grau que ainda não tiverem alcançado o patamar mínimo de 40% de desembargadoras mulheres nas vagas destinadas à magistratura de carreira. A regra não é válida para os cargos preenchidos pelo quinto constitucional (Ministério Público e Advocacia).
Sete servidoras do TJM estão inscritas no evento e participam da atividade remotamente: Andréia Vargas, Janice Sant´ana, Ivanilde Nesello, Simone Feijó, Helena Medina, Lisiane Daniel, Jocelaine da Silva, Ana Carolina Guimarães e Carolina Vergutz.