Ministro Ari Pargendler recebe Medalha do Mérito Eleitoral Moysés Vianna


O evento aconteceu no plenário do TRE-RS, em Porto Alegre. O Juiz-Coronel e vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS João Vanderlan Rodrigues Vieira representou a JME gaúcha.

 

Nesta segunda-feira (4 de abril) o ministro Ari Pargendler, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi homenageado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) com a Medalha do Mérito Eleitoral Moysés Vianna, conferida à pessoas que se destacam em questões de Direito Eleitoral ou no aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral.  

A medalha foi entregue ao Ministro pelo  presidente do TRE-RS, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini. O discurso em homenagem a Pargendler ficou a cargo da desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler. Ela resgatou a história do patrono da condecoração, Moysés Antunes Vianna, juiz eleitoral em Santiago do Boqueirão, na década de 1930, que morreu em defesa da democracia, ao impedir uma fraude eleitoral e "garantir a manutenção da liberdade do eleitor de escolher seus representantes através do voto livre, da inviolabilidade da urna".

O homenageado  destacou o ato heróico de Moysés Vianna – ocorrido, segundo ele,  em um período conturbado da história brasileira: "estar associado ao nome do juiz de direito Moysés Vianna constitui um motivo para me sentir agraciado com uma grande honraria", afirmou Pargendler.

 

 

 

 

 

Imagens da notícia