#MêsdaMulher - Evento reforça representatividade da presença feminina na Justiça Militar Gaúcha
No último dia 14 de março, o Plenário do Tribunal de Justiça Militar foi palco de um importante evento que integra a programação do Mês da Mulher na Justiça Militar. Organizado pela Presidência em parceria com a Ouvidoria da Mulher, Comissão de Enfrentamento ao Assédio e Comissão de Incentivo à Participação Feminina, o encontro reuniu aproximadamente 75% da força feminina que atua no tribunal.
A abertura da atividade foi realizada pela presidente do TJMRS, desembargadora militar Maria Moura, que explicou o propósito do encontro no sentido de fortalecer a representatividade e a valorização da mulher, abordando temas de interesse do universo feminino, agregando o trabalho da presidência e das demais instâncias da Casa.
Na sequência, foi exibido o curta-metragem os Sentidos do Estupro na Amazônia, que aborda um conjunto de relatos de mulheres vítimas de abuso sexual naquela região do país. O evento prosseguiu com a participação da palestrante-convidada , a major da BM Martha Richter, que contou sobre a sua trajetória profissional, bem como os desafios enfrentados na carreira na condição de mulher e mãe.
Após a fala da major, seguiu-se um debate com relatos e troca de experiências entre as mulheres presentes, abordando temas diversos como assédio, carreira, e a importância do ato de denunciar.
Ao final, como símbolo do fechamento desse encontro histórico, foi feita uma foto coletiva dando visibilidade a duas ações institucionais que recebem suporte da Justiça Militar: O Basta!, canal institucional de denúncias contra o assédio e discriminação, e o X vermelho, de combate à violência doméstica.