Médica da Brigada Militar ministra palestra sobre ansiedade no TJM/RS
Explicando as causas, os sintomas e o tratamento do transtorno de ansiedade, doença que afeta mais de 18 milhões de brasileiros, a psiquiatra e capitã da Brigada Militar Cláudia Ferrão Vargas palestrou sobre o tema na manhã de hoje. O evento, promovido pelo Comitê de Saúde, ocorreu no Plenário do Tribunal de Justiça Militar do Estado, contando com a presença de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários.
Considerado o mal do século, o transtorno atinge pessoas de todas as classes sociais e econômicas, levando até mesmo à depressão profunda e suicídio. O coordenador do Comitê de Saúde, juiz militar Sergio Antonio Berni de Brum, fez a abertura da atividade, apresentou a palestrante, e reforçou o compromisso com a Resolução Nº 207/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Brum também lembrou a importância da implementação de políticas de atenção integral à saúde no judiciário militar gaúcho, visando a preservação da saúde física e mental de magistrados e servidores.
Ao final do evento, o juiz militar vice-presidente do TJM/RS, Fabio Duarte Fernandes, ressaltou o valor da temática discutida, reconhecendo a importante da atuação do Quadro de Saúde da BM na prevenção, identificação e tratamento de casos ligados à ansiedade. O vice-presidente lembrou que muitos brigadianos são acometidos pela doença devido às atividades próprias da função.
A palestra segue a linha de promoção de medidas de conscientização sobre saúde já empenhadas anteriormente pelo TJM/RS, através do Comitê de Saúde, como sobre quiropraxia e câncer bucal. A medida reforça a política da atual gestão do TJM/RS às diretrizes estratégicas do CNJ.