Maria Ignez Franco Santos é a primeira mulher classificada à Procuradoria de Justiça junto ao TJM-RS


Na tarde desta quarta-feira (25 de maio), durante a Sessão de julgamento do TJM-RS, Maria Ignez Franco Santos assumiu a função de Procuradora de Justiça titular junto a Justiça Militar do Estado. A nova procuradora representará o Ministério Público, expedindo pareceres, acompanhando o trabalho e as decisões do Tribunal.

 

O presidente do TJM-RS, Juiz Geraldo Anastácio Brandeburski, desejou boas vindas à procuradora e destacou que se trata da primeira mulher a ocupar, como titular, a procuradoria, já que suas antecessoras, Maria Cristina Cardoso Moreira de Oliveira e Carmen Luiza Dias de Azambuja, atuaram como substitutas.

 

A Dra.Ignez afirmou que tem como objetivo colaborar para que a justiça Militar se torne mais conhecida pela sociedade.  “Trabalharei para que a população saiba que aqui se faz justiça com base nos fatos, assegurando a dignidade humana e resguardando os direitos constitucionais”, ressaltou.

Currículo 

A nova Procuradora junto ao TJM ingressou no Ministério Público em abril de 1982. Atuou nas Promotorias de Justiça de Tapes, Guaíba, Alvorada, São Lourenço, Soledade e de Porto Alegre, na Promotoria do Foro do Bairro Tristeza.

 

Foi Promotora-Corregedora, membro do Conselho Superior do Ministério Público e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude.

 

Como Procuradora de Justiça, desde 1992, atuou no Tribunal de Alçada e de Justiça, especialmente perante a 8ª Câmara Cível, por mais de 10 anos. Em 1998, realizou curso de três meses na Escola Nacional da Magistratura, em Paris, com estágio prático nos Tribunais, na Polícia e no Ministério Público da França.

Em 2008, concluiu mestrado na área de Ciências Jurídico-Civilísticas, em Coimbra, Portugal.

 

Imagens da notícia