Magistrados do TJMRS prestigiam posse do novo Procurador-Geral
Nesta quarta-feira (10 de junho) Marcelo Lemos Dornelles tomou posse como Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul. A solenidade aconteceu no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público em Porto Alegre. Representando a Justiça Militar do Estado compareceram o Juiz-Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul Sergio Antonio Berni de Brum e os magistrados Fernando Guerreiro de Lemos e Fábio Duarte Fernandes.
Compareceram à cerimônia autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, inclusive o Governador Ivo Sartori, o Presidente da Assembleia Edson Brum e o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado José Aquino Flôres de Camargo, além de chefes de instituições públicas.
Marcelo Dornelles, o novo Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2015/2017. É natural de Porto Alegre, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica em 1991. É especialista e mestre em Direito pela Unisinos (2001). Promotor de Justiça desde 1996, já atuou em Tupanciretã, Cruz Alta, Canoas e Porto Alegre. Foi Presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Secretário-Geral da Confederação Nacional dos Membros do Ministério Público - Conamp (2008-2010) e Presidente do Instituto Crack Nem Pensar (2010-2014). Atualmente é Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, função que ocupa desde 2011.
Em seu discurso de posse, o novo Procurador disse que “O Ministério Público alcançou uma maturidade e uma legitimação social que não nos permite retroceder. Vivemos em um país continental e que possui problemas sociais do tamanho de seu território. Muito se avançou, mas muito há para se fazer”.