Magistrados da JME debatem gestão de processos, metas e tabelas Processuais


O II Workshop da Corregedoria-Geral da JME-RS aconteceu nesta segunda-feira (16 de maio), com o objetivo de colocar os juízes de primeiro grau em sintonia com as ações que tem sido realizadas pelo TJM-RS no sentido de alcançar o cumprimento das metas instituídas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Alguns pontos previstos na agenda de trabalho foram destaques, como nos casos da implementação das Tabelas Processuais Unificadas pela Justiça Militar e a adoção e adaptação do SEI, Sistema Eletrônico de Informação, desenvolvido pelo TRF4.

 

Metas

Depois de uma reunião-almoço que abriu o evento, conduzida pelo Vice-presidente do TJM-RS, juiz João Vanderlan Rodrigues Vieira, houve uma reunião no Plenário da Instituição, onde o Corregedor Geral da JME, Juiz-Coronel Sergio Antonio  Berni de Brum fez um relato comentado sobre o desempenho da JME em relação às Metas estabelecidas pelo CNJ. Brum destacou que a intenção era ressaltar os bons resultados de 2010, preparar a Instituição para o cumprimento integral de cada item e de criar rotinas de trabalho que possam gerar mais eficácia em relação ao desempenho de Metas relativas a 2011.

Gestão eletrônica de Processos

Às 15h, o Presidente do  TJM-RS Dr. Geraldo Anastácio Brandeburski, acompanhado pelo Corregedor Geral e demais Magistrados do Primeiro e do Segundo grau, recebeu a diretora da Coordenadoria de Direção-Geral do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Patrícia Valentina Garcia que, acompanhada de Rosi Capelari,  Chefe de Gabinete da Presidência e Mairon Bathaglini, da área de TI, do TRF4, mostrou aos magistrados da Justiça Militar gaúcha, bem como a técnicos e assessores da JME, o funcionamento do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) desenvolvido pelo TRF4. A ferramenta está sendo estudada para customização e implantação, visando atender a Meta 8 do CNJ. A intenção é que o Tribunal e respectivas Auditorias tornem suas rotinas administrativas disponíveis por meio de sistema eletrônico, gerando eficiência e segurança.

Tabelas Processuais

As tabelas, criadas pela Resolução 46 do CNJ têm o objetivo de  unificar a linguagem do Poder Judiciário e possibilitar o gerenciamento estratégico dos processos nos tribunais. A idéia, segundo o Diretor Geral do TJM, Dr. Dirnei Vieira de Vieira “é, também, oferecer facilidade para atualização das tabelas e reclassificar processos antigos, além de  possibilitar a implantação por etapas”. Alertou também para o fato de que, a implantação das Tabelas depende do esforço e comprometimento de todos os Magistrados.

 

Participaram do evento os Magistrados do 2º Grau, Presidente do TJM Juiz Geraldo Anastácio Brandeburski;Vice Presidente Juiz-coronel João Vanderlan Rodrigues Vieira; Juiz-coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues; Juiz –coronel  e Corregedor Geral da JME Sérgio Antonio Berni de Brum e o  Dr. Fernando Guerreiro de Lemos. Do primeiro Grau, participaram os Juízes de Direito Dr. Francisco José de Moura Muller, da Primeira Auditoria, a Dra. Eliane Almeida Soares da Segunda Auditoria, o Dr. Alexandre Aronne de Abreu da Auditoria de Santa Maria, a  Dra. Mariluce Dias Bandeira e a Dra. Dione Dorneles Silva, da Auditoria de Passo Fundo.

 

 

Imagens da notícia