Laboratório de Inovação da JME promove palestra “Noções Básicas na Elaboração de Ementas”
A Comissão de Inovação do TJMRS através do Laboratório de Inovação da JME – Nube9, promove, no dia 17 de novembro, 14h, no plenário do TJM, a palestra “Noções Básicas na Elaboração de Ementas”. A palestra – que dá continuidade ao projeto Comunica JME, será ministrada pela juíza de Direito e integrante da Comissão de Inovação do TJRS, Ana Cláudia Cachapuz Silva Raabe. O evento também terá transmissão ao vivo pelo canal do TJMRS no YouTube.
Na palestra, serão apresentadas linhas gerais sobre a estrutura técnica das ementas de acórdãos, bem como a adequação da linguagem.
A iniciativa tem o propósito de iniciar um processo de padronização das ementas do TJM, com o uso das técnicas mais modernas de estrutura e de linguagem, visando à maior clareza e concisão dos textos, o que resultará na melhor compreensão pelo leitor, ampliando-se o acesso à informação.
Entre outros benefícios da padronização das ementas, destacam-se a facilitação das pesquisas de jurisprudência pelos operadores do direito, a otimização da pesquisa jurídica, o reforço da publicidade e da transparência das decisões, a maior segurança jurídica das partes e a uniformização e estabilidade da jurisprudência, com a aplicação de precedentes pelos magistrados.
Sobre a palestra
Ana Cláudia Cachapuz Silva Raabe é juíza de Direito da Segunda Turma Recursal Cível e integrante da Comissão de Inovação do TJRS. A magistrada é pós-graduada em Direito do Consumidor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e possui formação em Linguagem Simples pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.