Justiça Militar representada na homenagem ao ministro Nelson Jobim
Na terça-feira, (02 de junho) o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, Dr. Geraldo Anastácio Brandeburski prestigiou a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Farroupilha, ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim. A medalha que é a mais alta distinção oferecida pela Assembléia Legislativa, foi entregue ao ministro pelo presidente do parlamento gaúcho, deputado Giovani Cherini e pelo deputado Fabiano Pereira que propôs a homenagem.
Em seu discurso, o deputado Fabiano destacou períodos da vida de Jobim no Legislativo, Judiciário, na advocacia e no Executivo. E ainda declarou, “Acredito sinceramente que é a energia positiva de Santa Maria que leva os seus filhos à frente. Através de suas opiniões, suas ações e obras, que se tornam relevantes no Rio Grande e no país. E, ministro Jobim, dentre esses filhos de Santa Maria, tenho certeza de que és um dos mais diletos e destacados”, encerrou Fabiano, que é natural da mesma cidade.
Agradecendo a honraria recebida, o ministro contou um pouco dos fatos que o levaram para a vida pública e sua ascensão na vida política, e citou sua avó Josefina de Azevedo. “Ela sempre dizia que eu tinha mais sorte do que juízo. Fico muito honrado por tudo isto mas continuo dando razão à minha avó. O único juízo que tenho é fazer as coisas sem enganação, enfrentar dificuldades, com transparência”.
O presidente da AL assinalou que “juízo é sabedoria, é pensar grande, e sorte é a soma do preparo e da oportunidade. O senhor recebeu as oportunidades merecidas”. Cherini afirmou que Jobim é um gaúcho que pensa o seu Estado e o seu país. “Aqui neste recinto está a amostra do que o senhor construiu, com tantas autoridades, tantos amigos que vieram aqui para abraçá-lo. Não sei quem foi homenageado hoje, se foi o Parlamento com sua presença ou o senhor, que já recebeu tantas homenagens”.
Diversas autoridades e entidades acompanharam a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao Ministro da Defesa, que contou ainda com a presença da Banda do 3º Batalhão de Polícia do Exército.
Carreira
Nelson Jobim nasceu em 1946,
No Executivo, foi ministro da Justiça entre os anos de 1995 e 1997, e desde 2007 é ministro da Defesa. Jobim também possui marcada trajetória junto ao Poder Judiciário. Nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal em 1997, foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (2001), presidente do STF (2004) e ainda presidente do Conselho Nacional de Justiça, no ano de 2005.
No campo acadêmico, lecionou durante 14 anos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e foi professor adjunto da Universidade de Brasília (UNB).