Justiça Militar prestigia homenagem à AJURIS


O Presidente da JME, Sergio Antonio de Brum compareceu na Assembléia Legislativa nesta quinta-feira (17) para prestigiar a AJURIS - Associação dos Juizes do Rio Grande do Sul, em evento que a homenageou pela passagem dos seus 65 anos. Na oportunidade foi concedida ao Presidente da entidade, desembargador  Carlos Cini Marchionatti a outorga de Medalha Mérito Farroupilha. A solenidade ocorreu no Salão Júlio de Castilhos da Assembléia Legislativa do RS.
A medalha é a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo do Estado com objetivo de homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, se tenham tornado merecedores do reconhecimento do parlamento gaúcho.
“Se há uma instituição e respectivos presidentes merecedores da honraria concedida nesta oportunidade”, lembrou Brum,”trata-se da AJURIS e seus presidentes. É o caso do atual, Desembargador Marchionatti e, tenho certeza, será amanhã com o próximo presidente”. E foi além: “o mais importante é que a AJURIS não se limita a congregar juízes, pelo contrário, é uma instituição que está sempre disposta a trabalhar pelos direitos humanos e cidadãos, pelas causas maiores da sociedade”.

O Presidente do Parlamento gaúcho, Deputado Ivar Pavan, disse que “a AJURIS foi pioneira em desencadear a discussão sobre a nacionalização do petróleo da Camada do Pré-Sal, ainda em 2008, quando a grande maioria não estava preocupada com o tema. O mais importante”, lembrou Pavan, “é que ela não promoveu a discussão sozinha, o processo resultou na criação do Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal, liderado pela Assembleia Legislativa e um conjunto de outras entidades”, concluiu.
 
O Desembargador Marchionatti agradeceu a homenagem lembrando que a Entidade foi “a primeira em todo o Brasil”. Referiu, também, algumas ações que marcaram a história da entidade. A criação dos juizados de pequenas causas, nasceu, segundo ele, nas instâncias das Ajuris. Falou, também,sobre a campanha pela nacionalização do petróleo da Camada Pré-Sal, iniciada no Rio Grande do Sul: “A Assembleia gaúcha é um Parlamento histórico e modelar, de feitos que se tornaram relevantes para toda a nação”, disse.
 
Participaram os deputados Alceu Moreira (PMDB), Cassiá Carpes (PTB), Raul Carrion (PCdoB), Francisco Áppio (PP) e Zilá Breitembach (PSDB). Presentes  o secretário da Transparência Francisco Luçardo; a promotora de Justiça Mauren Jardim Gomes; a defensora pública geral em exercício, Léa Brito Kasper; o representante do 5º Comando Aéreo Regional, major João Alberto Nunes da Silva; o  atual presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS, Sérgio Antonio de Brum, o presidente eleito do TJM-RS, Geraldo Anastácio Brandeburski, além de outros juízes, desembargadores, e familiares de Marchionatti.

Imagens da notícia