Justiça Militar prestigia entrega do Prêmio Miguel Velasquez no Ministério Público gaúcho
Compromisso com vulneráveis é foco na
Entrega de prêmios aos agraciados da edição 2016
Nesta segunda-feira ( 27 de junho), o Juiz-Presidente em exercício do TJM/RS Antônio Carlos Maciel Rodrigues e o Juiz-Corregedor da JME/RS Amilcar Fagundes Freitas Macedo compareceram á solenidade de entrega da 2ª edição do Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos. O ato ocorreu no foyer da sede institucional do Ministério Público. O Prêmio contempla duas categorias: “Instituição ou Personalidade" e “Membro/Servidor do MP". Os homenageados foram escolhidos por uma comissão formada por membros e servidores do Ministério Público, conforme determinado no provimento que instituiu a premiação.
Prêmios e categorias
Na categoria “Instituição ou Personalidade", foi agraciada a Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan). A entidade, filantrópica, proporciona uma velhice digna, com conforto, atenção e qualidade de vida ao cerca de 180 idosos. Ela foi fundada em 21 de agosto de 1931 pelo Rotary Clube Porto Alegre e conta com equipe multidisciplinar de atendimento, com atividades de entretenimento, lazer, salão de beleza, artesanato, alfabetização, reciclagem de leitura.
Já na categoria “Membro/Servidor do MP", quem recebeu a honraria foi a Promotora de Justiça Especializada de Caxias do Sul Adriana Karina Diesel Chesani, pela sua atuação a partir de propostas inéditas para os cuidados e a proteção dos vulneráveis. Ultimamente, tem trabalhado para ampliar o albergamento de pessoas em situação de rua, melhorias das Instituições de Longa Permanência de Idosos, bem como da rede de atenção à saúde. Em seu discurso, Adriana Chesani frisou que “o trabalho pelos direitos humanos é um desafio diário, uma luta pelos direitos mais básicos dos cidadãos, que são desrespeitados; o prêmio é uma recompensa pelas batalhas diárias e um incentivo ainda maior para seguir trilhando esse caminho”.
O Prêmio
O Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos foi instituído pelo de Provimento 25/2015, publicado no Diário Eletrônico do MP/RS, dia 15 de abril do ano passado. Ao instituir esta premiação o Ministério Público do RS reconhece formalmente a valorosa contribuição do Promotor de Justiça Miguel Granato Velasquez, falecido em 29 de agosto de 2014, especialmente na defesa dos direitos humanos e na proteção à infância e juventude.