Justiça MIlitar: Palestra aborda impactos da pandemia na saúde mental

palestracovid2307

Como parte das atividades em alusão à semana de aniversário de 172 anos da Justiça Militar Estadual foi realizada, nesta quinta-feira 23, a palestra Transtornos de Ansiedade em Tempos de Pandemia: conceitos gerais e a influência da COVID-19. O palestrante foi o oficial médico psiquiatra da Brigada Militar Thiago Vasconcelos Freire.  O evento foi iniciativa do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores, e ocorreu em modo virtual através da plataforma Webex, com transmissão simultânea pela página do Facebook do Tribunal.

Na abertura do encontro, o presidente do Tribunal de Justiça Militar Fábio Duarte Fernandes falou que desde o início das restrições impostas pela pandemia, em 18 de março,  o trabalho no âmbito da JME sempre foi pautado pela preservação da vida e da saúde de magistrados e servidores.   O presidente agradeceu ao Comitê, sob coordenação da desembargadora militar Maria Emília  Moura Silva, pelo conjunto de iniciativas adotadas até então.

“É importante reforçar aqui uma convicção nossa de que não há pós pandemia. O pós é agora, com impacto imediato na organização da JME e na sociedade como um todo.  O que vivemos antes da pandemia não volta mais”, alertou.  O presidente lembrou ainda que iniciativas do início da gestão, como a adoção de videoconferências, tiveram sua implementação acelerada pelo cenário de isolamento, situação que ocorreu em diversas outras áreas da gestão exigindo um esforço de toda a Justiça Militar para uma rápida adequação.

Em sua explanação, o Dr Thiago Freire apresentou conceitos de transtorno de ansiedade e trauma ou stress, e sua relação com a COVID-19.   Freire alertou que as implicações psicológicas e psiquiátricas nas pessoas devido a pandemia ainda são subestimadas e em vários casos, negligenciada.  Situação que aponta para um risco à saúde mental da população em geral.

Outro ponto que merece atenção, destacado pelo palestrante,  foi o fato de que é possível perceber situações de sofrimento emocional e ansiedade presentes mesmo em pessoas sem condições clínicas de risco.  Ele comentou ainda acerca da organização da rotina de trabalho em casa,  da importância dos animais de estimação como elemento de conforto e redução da percepção de isolamento entre outros temas.

Na última parte do encontro, com mediação do presidente, Freire respondeu a um conjunto de perguntas vindas da audiência.    A integra do palestra, com a apresentação e discussões estará disponível na página do Facebook (www.facebook.com/tjmrsoficial) e no Youtube (www.youtube.com/tjmrsoficial) do Tribunal.

Imagens da notícia