Justiça Militar homenageia Brigada pelos 172 anos


Nesta quinta-feira (19), às 16h, ocorreu no Plenário do Tribunal de Justiça Militar, uma sessão solene da Corte que homenageou o centésimo septuagésimo segundo aniversário da Corporação. O ato, dirigido pelo Presidente do Tribunal e prestigiado com a presença do Comandante Geral da Brigada e do Arcebispo Metropolitano, incluiu entrega de condecorações como a Medalha do Mérito e o Troféu Reconhecimento a praças e oficiais militares, bem como a representantes de segmentos da sociedade civil organizada. Foram homenageadas as seguintes pessoas: Dom Dadeus Grings, Dr. José Barroso Filho, Dr. José Francisco Ferrera de Andrade, Grão- Mestre Carlos José Laborda Knorr, Grão-Mestre José Aristides Fermino, Grão- Mestre Gilberto Moreira Mussi, 1º Ten RR Daniel Lopes Dos Santos, Ten-Cel  Ronaldo Nunes Prates, 1º Ten RR Aparício Costa Santellano, Ten-Cel Ref Guacir De Llano Bueno, Sd Leonel Lucas Lima, Sra. Mirian Camargo Gonçalves, 1º Ten Cláudio Medeiros Bayerle, Sra. Adriana Costa, Cel Jorge Luiz Prestes Braga, Ten-Cel RR Vanderlei Martins Pinheiro, Ten-Cel RR Cláudio Paiva, Ten-Cel RR Rudy Da Silva Martins, Maj RR Humberto Stefani, João Carlos Goulart Domingues, José Carlos Gomes, Estanislau Waldir Wasenkeski, Arlei Dias Dos Santos, José Carlos Moreira Ramos, Jorge Delmar Neumann Da Silva, Jovino Antônio Demari, Milton Edgar Martin, Sr. Miguel Barbosa Dias, Sr. Paulo Meinhardt, Sr. Sergio Antonio Ferreira Vinhaes, Dr. Fábio Heinen, Sr. Marcos Antonio Tronca e Dr. César Ataídes Figueira Torres.

Mesa Oficial

A mesa oficial do evento esteve composta pelas seguintes autoridades: presidente do Tribunal de Justiça Militar, juiz coronel Sergio Antonio Berni de Brum; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar, Antonio Carlos Maciel Rodrigues; coronel João Vanderlan Rodrigues Vieira; o juiz corregedor do Tribunal de Justiça Militar e os juízes do Tribunal de Justiça Militar, doutor Geraldo Anastácio Brandeburski, doutor Octavio Augusto Símon de Souza, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, além da doutora Maria Cristina Cardoso Moreira de Oliveira, procuradora de justiça; Dom Dadeus Grings, Arcebispo Metropolitano e coronel João Carlos Trindade Lopes,comandante geral da Brigada Militar.

A Justiça Militar e a Brigada

A razão para a homenagear a Brigada em evento que acontece todos os anos na semana de aniversário da Corporação, está no próprio texto do cerimonial: “Há 161 anos a Justiça Militar Estadual e a Brigada Militar estão naturalmente inseridas na sociedade gaúcha, complementando-se mutuamente em esforços pela qualidade do policiamento ostensivo, este entendido como a oferta de segurança à cidadania, segundo princípios republicanos. Outrora ligada organicamente à Brigada; hoje clara, funcional e constitucionalmente uma instituição do Poder Judiciário gaúcho, a Justiça Militar, desde o início compromissada em servir como arcabouço ético e primordial de preservação dos princípios basilares da milícia gaúcha, nasceu dentro da Corporação, herdou dela o sentido da honra farroupilha, mas mantem-se independente ao cumprir o objeto de suas decisões e julgados, ou seja, os militares estaduais, tanto da ativa quanto da reserva remunerada, a Brigada Militar, ao atingir seu centésimo septagésimo segundo ano de existência, tem como atribuição a preservação da ordem pública na sociedade sul-rio-grandense; a Justiça Militar estadual tem, entre outras competências, a responsabilidade institucional de decidir, de proferir a última palavra sobre eventuais interpretações de atos de seus jurisdicionados , constituindo-se, portanto, no último bastião da socieade que precisa contar com a qualidade dos seus serviços, estes assentados, necessarimente, na disciplina da polícia militar gaúcha. Assim, embora situadas em diferentes poderes do Estado, Brigada e Justiça Militar são complementares. contribuem significativamente, portanto, para o equlíbrio e eficácia do sistema de segurança pública do Rio Grande do Sul.

A Justiça Militar, portanto, que só encontra razão de existir na brigada militar, rende homenagem a esta Corporação, única instituição gaúcha que desde sempre habita a mente e o coração de todos os gaúchos.”

Reserva Altiva

A Legião da Reserva Altiva da Brigada Militar integrou-se à solenidade oferecendo a Medalha do Legionário de Honra ao presidente do TJM, Sérgio Antonio de Brum e a César Ataides Figueira Torres, em reconhecimento à promoção e distinção com que os agraciados têm abordado e se relacionado com a Reserva, representada no ato pelo coronel Estanislau Waldir Wasenkeski.

 

Imagens da notícia