Justiça Militar gaúcha representada em congresso de comunicadores dos Tribunais
O Fórum Nacional de Comunicação e Justiça realizou, nos dias 10 e 11 de outubro, o Conbrascom 2013 – Congresso Brasileiro de Comunicação. O evento aconteceu no auditório do Edifício MMDC (prédio dos gabinetes do Tribunal de Justiça de São Paulo), reunindo assessores de comunicação de todos os tribunais do país. Nesta IX edição, a programação esteve voltada para “o papel da comunicação no judiciário contemporâneo”.
A abertura ocorreu na quinta-feira (10 de outubro) reunindo na mesa oficial Ivan Ricardo Garisio Sartori – Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo; Maria Doralice Novaes – Presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 2ª Região e Daniela Sollberger Cembranelli – Defensora Pública Geral do Estado de São Paulo. O tema de abertura foi uma pergunta: “o que as instituições esperam da sua comunicação?
A programação cumpre a proposta temática, oferecendo conferência e palestras que abordam propostas como O Papel Da Comunicação no Judiciário Contemporâneo, por Ricardo Kotscho – comentarista do Jornal da Record News e repórter especial da revista Brasileiros. O jornalista foi secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República (2003-2004) e recebeu os prêmios Esso, Herzog, Carlito Maia, Comunique-se, Top Blog e Cláudio Abramo. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa da ONU. Tem 20 livros publicados.
O tema Comunicação Institucional nas Redes Sociais ficou a cargo da jornalista Ana Brambilla – editora de mídias sociais da Editora Globo e professora do Master em Jornalismo Digital do Instituto Internacional de Ciências Sociais, o IICS.
O Desembargador Ney José de Freitas – Desembargador do TRT 9ª Região, ex-Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, ex-presidente do TRT 9ª Região (2009/2011), membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho (ANDT) e da Academia Paranaense de Letras discorreu sobre a “Necessidade de expansão e aprimoramento da Comunicação Interna dos tribunais”.
“Notícias e fatos – esclarecimentos – Credibilidade da informação” foi o tema desenvolvido pelo jornalista Frederico Vasconcellos – Repórter especial da Folha, editor e secretário de redação da “Gazeta Mercantil”. Autor dos livros “Fraude”, “Anatomia da Reportagem – como investigar empresas, governos e tribunais” e “Juízes no Banco dos Réus”.
Silvana de Freitas – Ex-diretora de Comunicação do STF (Corregedoria do CNJ) apresentou o case: Ação Penal 470/Logística – “O Julgamento Do Século”.
A Palestra “Jornalismo Investigativo em órgãos públicos” foi ministrada pelo repórter internacional Roberto Cabrini – especializado em jornalismo investigativo, coberturas de guerra e de defesa dos direitos humanos.
Durante o evento, aconteceram encontros setoriais simultâneos, reunindo comunicadores de instituições dos mesmos ramos de justiça.