Justiça Militar gaúcha participou da Reunião Preparatória para o VII Encontro Nacional do Poder Judiciário
O Conselho Nacional de Justiça realizou nos dias 11 e 12 de setembro de 2013, Reunião Preparatória para o VII Encontro Nacional do Poder Judiciário.
Participaram pelo Tribunal de Justiça Militar gaúcho o Juiz Sérgio Antônio Berni de Brum - que também representou o segmento junto ao Comitê Gestor Nacional – e o Diretor Geral do TJM/RS Dirnei Vieira de Vieira.
O encontro debateu temas relacionados à Gestão Estratégica do Poder Judiciário; definiu os macro desafios para o quinquênio 2015/2019 e estabeleceu as propostas para o Glossário de Metas Nacionais para 2014.
As metas que serão definidas no VII Encontro Nacional do Poder Judiciário, marcado para novembro, buscarão, entre outros objetivos, o fortalecimento da 1ª instância da Justiça, em sintonia com a prioridade dada ao assunto pelo ministro Joaquim Barbosa, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro-Presidente do Conselho Joaquim Barbosa já anunciara, na véspera do encontro, a criação de Grupo de Trabalho, no âmbito do CNJ, para fazer um diagnóstico e apontar melhorias para o Primeiro Grau do Judiciário. O tema foi destaque na abertura da Reunião Preparatória para o VII Encontro Nacional do Poder Judiciário.
Durante a reunião o secretário-geral adjunto do CNJ, Marivaldo Dantas, destacou que a iniciativa do ministro Joaquim Barbosa está relacionada ao dever constitucional do poder público de atender aos anseios da população. “O que o ministro almeja é um Judiciário que seja eficiente e eficaz. Eficiente em termos de custo benefício, ou seja, fazer o melhor com o menor custo possível. E eficaz em realmente dar uma resposta à sociedade na prestação jurisdicional efetiva dentro do prazo desejado”, afirmou o secretário-geral.