Justiça Militar gaúcha começou a definir sugestões de metas para 2012 e 2013
Na tarde desta terça-feira (09 de agosto) a direção do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul reuniu servidores e magistrados da Instituição para debater e elaborar as sugestões de novas metas a serem levadas ao encontro nacional organizado pelo CNJ. O trabalho realizado aponta teses locais, tanto para o segmento específico da Justiça Militar, quanto para a justiça em geral. Durante o evento foram avaliadas, também, as metas de 2011 em relação ao seu cumprimento.
Aberto oficialmente pelo presidente em execício do TJM, juiz- Cel João Vanderlan Rodrigues Vieira, o evento aconteceu às 14h, no Plenário do TJM-RS. Participaram, neste primeiro momento, magistrados e servidores do TJM-RS e da Primeira e Segunda Auditorias. Os magistrados e servidores das Auditorias de Santa Maria e de Passo Fundo receberão a visita do gestor de metas do TJM-RS junto ao CNJ, juiz Corregedor-Geral Sérgio Antonio Berni de Brum, que promoverá localmente o mesmo trabalho. O Workshop organizado pela Corregedoria do JME-RS em Porto Alegre, é a primeira etapa do projeto que democratiza a escolha de sugestões de metas para 2012 e 2013, e que serão levadas a debate no encontro nacional das subcomissões de metas da justiça brasileira, em setembro.
O Comitê Gestor de Metas da JME-RS junto ao CNJ, aplicou a metodologia de debate em grupos com relator previamente escolhido. Das metas relacionadas pelos grupos, a plenária votou para selecionar aquelas que comporiam o rol a ser encaminhado à discussão na subcomissão de metas nacional,. Três sugestões de metas foram destacadas para o segmento justiça militar e duas para a justiça em geral. Estas, porém, ainda não são definitivas, pois a consolidação do trabalho se dará quando completado o circuito com a realização do mesmo trabalho nas Auditorias de Passo Fundo e Santa Maria da Justiça Militar.