Justiça Militar encerra as atividades do ano de 2015 com balanço de sua Gestão Estratégica


Nesta sexta-feira (18 de dezembro) o Núcleo de Gestão Estratégica da Justiça Militar do RS promoveu Reunião de Análise Estratégica - RAE de 2015, com apresentação preliminar dos indicadores do Planejamento Estratégico da Justiça Militar relativo ao sexênio 2015-2020.

Magistrados, servidores e estagiários da Justiça Militar participaram do evento. O objetivo foi apresentar, preliminarmente, os indicadores do Planejamento Estratégico da Justiça Militar gaúcha para o período.

Balanço

Na abertura, o Juiz-Presidente Sergio Antonio Berni de Brum fez um balanço da gestão que se encerra em fevereiro próximo, focando o avanço da Instituição quanto à adoção de um modelo sistêmico no lugar das antigas características cartesianas. Ao agradecer o comprometimento de magistrados e servidores, enfatizou o reconhecimento obtido e que rendeu à Instituição o Selo de Ouro, recebido do Conselho Nacional de Justiça, e a importância do empenho e dedicação daqueles que atuam na JME/RS, principalmente àqueles servidores que se envolveram diretamente no trabalho e resultou na quebra de paradigma, alçando a Justiça Militar à condição de modelo de gestão contemporânea.

Gerir e dar oportunidade às pessoas

Já o Juiz Fábio Duarte Fernandes, que substituiu Brum como Gestor Estratégico do Núcleo de Gestão Estratégica, enfatizou o trabalho dos servidores do Núcleo que coordena. Fábio Duarte rememorou o empenho do NGE para, não apenas aperfeiçoar, mas profissionalizar a gestão da JME/RS. Disse, ainda, que “a conquista” (exemplificando o Selo Ouro conquistado), “é resultado de comprometimento de muitos e isto acontece quando as pessoas têm oportunidade, são ouvidas, podem participar e são valorizadas, pois por mais humildes que sejam, tem ideias e, portanto, precisam ter voz”.

Os Indicadores do Planejamento Estratégico

Dionês Gabana de Souza e Marlon Porte, servidores do Núcleo de Gestão Estratégica, apresentaram os indicadores, já mostrando sua utilização real, exemplificando-a com inserções de dados por setores da JME e demonstrando apurações preliminares, o que dá um clara noção do que se consegue medir por meio dos indicadores. Dionês começou informando o que é, para que serve e no que resulta a promoção da RAE (Reunião de Avaliação da estratégia) junto aos rankings do Conselho Nacional de Justiça.  “A RAE”, explicou ela, “é sempre oficializada por meio de assinatura de ata por todos os presenças e preenchimento de questionário de avaliação no final do evento.

O NGE

Integram o Núcleo de Gestão Estratégica, o seu Gestor Estratégico, Juiz Fábio Duarte Fernandes e os servidores Dionês Gabana de Souza, Simone Maria Picoral Dal Molin e Marlon Grandini Porte.

A RAE contou, também, com as presenças do Juiz Fernando Guerreiro de Lemos, presidente eleito para a próxima gestão do TJM/RS, do Diretor-Geral Dirnei Vieira de Vieira, coordenadores de unidades e demais servidores.

Imagens da notícia