Justiça Militar do RS presente no 4º Fórum Nacional das Corregedorias
Com o tema “A Estratégia Nacional das Corregedorias para 2021” foi realizado no dia 26 de outubro em modo virtual o 4º Fórum Nacional das Corregedorias, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça. A Justiça Militar do Rio Grande do Sul foi representada por seu corregedor-geral, desembargador militar Sergio Antonio Berni de Brum.
A dinâmica do encontro contou com a apresentação inicial da corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura. Em sua explanação ela destacou que as premissas da corregedoria no próximo período serão as de reforçar as atribuições disciplinar, fiscalizatória e propositiva, com criatividade e precisão nas iniciativas para melhorar a produtividade do serviço judicial. De acordo com a ministra, a ideia é que exista uma ação coordenada das corregedorias de todos os tribunais para que atuem como propagadoras e catalisadoras na racionalização do serviço público judicial, tornando-o mais eficiente mediante a implementação de práticas que possam modificar de forma rápida e econômica a rotina das varas e tribunais, permitindo ganho de celeridade e de produtividade em escala.
O corregedor-geral da JME saudou a qualidade do encontro, “fortalecido pela destacada dinâmica de troca de experiências, governança colaborativa e muito diálogo”. Brum destacou ainda que restaram muito claras as metas e diretrizes estratégicas a serem cumpridas pela Justiça Militar. “E, para orgulho da JMERS, já estamos com o PJe Cor (Processo Judicial Eletrônico- Corregedoria) implantado e em pleno funcionamento o que permitirá um fluxo célere de informações entre a Corregedoria Nacional e a nossa Corregedoria”, completou.
O secretário da Corregedoria , Herbert Schonhoffen, também participou do encontro.,
*com informações do CNJ