Justiça Militar do Estado implanta PJe em mais uma unidade
Treinamento e interação com órgãos externos preparam mais uma unidade da Justiça Militar gaúcha para o início da utilização do Processo Judicial Eletrônico. Apresentaram a ferramenta o Juiz-corregedor e Presidente do Comitê de Gestão de Implantação do PJe Amilcar Fagundes Freitas Macedo e o Coordenador de TIC da JME/RS Dilnei Venturini.
Continua em andamento a política de implantação gradual do Processo Judicial Eletrônico. Nesta sexta-feira (8 de abril), juízes do Primeiro Grau e do Tribunal, servidores e representantes da OAB/RS e da PGE participaram de oficina de trabalho quando foi implementada a última etapa da ação de capacitação da 1ª Auditoria de Porto Alegre.
O Grupo de Trabalho encarregado da implantação, acompanhamento e fiscalização do sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe) e o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Justiça Militar do Estado apresentaram o ambiente de homologação aos presentes, detalhando aspectos da operacionalização do PJE.
A partir desta segunda-feira (11 de abril), o PJe será disponibilizado para peticionamentos relativos a ações judiciais cíveis nos municípios pertencentes à jurisdição da 1° Auditoria de Porto Alegre. Na seqüência, o cronograma será cumprido com a implantação do sistema nas demais auditorias e no Tribunal. Durante o período de estabilização do sistema, a utilização do modo eletrônico será opcional.
Processo de capacitação
Os futuros operadores do PJe na 1ª Auditoria já haviam realizado treinamento para utilização da Interface do Sistema, com abordagens de aspectos técnicos, institucionais, operacionais e estratégicos, além de temas tais como a instituição do PJe, como sistema de processamento de informações e prática de atos processuais que estabelece os parâmetros para sua implementação e funcionamento.
O sistema já está à disposição para peticionamentos relativos a ações judiciais cíveis na Auditoria de Santa Maria.