Justiça Miitar debate panorama da COVID-19 no RS e preparação da área da segurança pública
A partir de proposição do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde dos Magistrados e Servidores da JME, foi realizada nesta terça-feira (07 de julho) a palestra “A Covid-19 um panorama no Rio Grande do Sul e segurança pública”, com a presença do major Norberto Luis Campos Martins, médico do Hospital da Brigada Militar. O encontro foi realizado em modo remoto, pela plataforma Webex, e contou com a audiência de magistrados e servidores da Justiça Militar de todo o Estado. O evento também foi transmitido para o público em geral através página do Facebook do Tribunal.
Falando na abertura do evento, o presidente do TJMRS, Fábio Duarte Fernandes, reafirmou o compromisso prioritário da gestão desde o inicio da pandemia que foi o da preservação da saúde de todo o corpo da JME (magistrados, servidores, terceirizados) , e da adoção de iniciativas que assegurem a manutenção da jurisdição nesse período excepcional. Ao saudar a iniciativa do Comitê , o presidente reforçou ainda a necessidade da ampla informação sobre o tema para a tomada de decisões no âmbito da gestão. "Reitero aqui também os nossos cumprimentos a magistrados e servidores pela compreensão neste período, adequando-se às restrições, e até à ansiedade pelo retorno à rotina de trabalho", disse.
Em sua apresentação, o Major Martins apresentou um amplo quadro sobre o coronavírus (surgimento, prevenção, formas de transmissão, sintomas e tratamento) ,como o vírus tem se comportado no Rio Grande do Sul bem como as ações de enfrentamento realizadas pela Brigada Militar e seu departamento de saúde. Martins falou ainda sobre as diretrizes de enfrentamento do novo coronavírus no âmbito da BM, os controles de atendimento e fluxogramas de afastamento. Destacou a implantação da teleperícia e a antecipação de ações como a compra de ventiladores e a preparação de UTIs, como iniciativas importantes da estratégia geral adotada desde o início da pandemia.
Saúde Mental
Major Martins informou que já está em andamento, no âmbito da
Brigada Militar, um estudo para mensurar o impacto da pandemia na saúde mental
dos servidores. Ele alertou que já há um
aumento na vigilância desses casos, com aumento da busca por apoio
psicossocial. "A saúde mental está sendo colocada à prova, sem dúvida".
Na sequencia, o médico do HBM participou de uma dinâmica de
perguntas e respostas com dúvidas diversas enviadas por magistrados e servidores
que acompanharam o encontro
A íntegra da palestra já está disponível na página do Facebook do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul pelo endereço www.facebook.com/TJMRSoficial