Juízes participam de Curso de Segurança para Magistrados


A ENM - Escola Nacional de Magistratura,  em parceria com a AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros promove, a partir de hoje (11 de abril), o Curso de Segurança para Magistrados, em São Paulo. Participam do evento o Juiz do TJM-RS,  Paulo Roberto Mendes Rodrigues e  o Juiz da Segunda Auditoria da Justiça Militar  de Porto Alegre, Dr. Alexandre Aronne de Abreu. 
 

Até sexta-feira (13 de abril), quarenta e cinco Magistrados estão acompanhando apresentações sobre o Exército Brasileiro, Criminalidade, Polícia Técnico-Científica, Contrainteligência, Técnicas de segurança de autoridades, Primeiros Socorros, entre outras. Uma das coordenadoras do curso, a Vice-Presidente de Direitos Humanos da AMB, Renata Gil, afirmou que “o curso vai possibilitar que os Magistrados tenham conhecimento do código de conduta e inteligência que vai trabalhar com a segurança dos Magistrados em todas as situações. É o início de um sistema de inteligência padronizado para a Magistratura, um projeto do Presidente da AMB, Nelson Calandra, para a implantação do plano de segurança dos Magistrados".

O objetivo é oferecer conhecimentos que auxiliem o magistrado a identificar situações de risco e a desenvolver comportamentos adequados de prevenção, defesa e percepção de circunstâncias que comprometem sua segurança.


O curso surgiu da necessidade de fornecer aos Juízes brasileiros conhecimentos de inteligência e contrainteligência que os auxiliem na garantia de suas integridades físicas e, como via de consequência, os tranquilizem no exercício da atividade Judicante.  Serão 20 horas de aulas expositivas e interativas.


A Juíza Criminal Simone Ferraz, do Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, afirmou que o Exército trouxe visões muitos importantes de deslocamento, de segurança pessoal, segurança documental e reconhecimento de possíveis ameaças. “Hoje, o curso foi extremamente importante para que nós, Magistrados, possamos ter uma visão mais ampla da falta de segurança que estamos sendo vítimas”, afirmou a Magistrada. “O curso foi uma obra da extrema inteligência de seus coordenadores e da boa implementação da AMB, que mostra, a cada dia, que está ao lado dos Juízes e nos dá a certeza de que podemos deslumbrar um futuro em que nós não tenhamos mais vítimas, como a nossa colega Patrícia Acioli”, pontuou a Juíza, referindo-se a sua colega, Juíza Patrícia Acioli, da 4ª Vara Criminal da Comarca de São Gonçalo (Região Metropolitana do Rio de Janeiro), assassinada friamente pelo crime organizado com 21 tiros, na porta de sua casa, em Niterói.

 

Imagens da notícia