Juizas da Auditoria de Passo Fundo recebem estudantes e ministram palestra


Na tarde de segunda-feira (15 de agosto), as Magistradas Mariluce Dias Bandeira e Dione Dorneles Silva receberam  estudantes do 3° nível do ensino médio do Colégio Tiradentes de Passo Fundo, na sede da Auditora da JME de Passo Fundo.  A palestra ficou a cargo da Juíza titular, Dra. Mariluce. O evento, que  ocorreu no Plenário da Auditoria, contou com 60 alunos, orientados pelas professoras Ângela Maria Horn e Márcia Guedes, daquela escola.

A iniciativa teve como objetivo prestar esclarecimentos e informações acerca das atribuições, ritos e importância desta justiça especializada.  A exposição procurou ressaltar a necessidade da existência da JME-RS junto à sociedade, bem como confirmar o relacionamento de respeito, colaboração e ao mesmo tempo independência entre esta Justiça e os órgãos da Brigada Militar do Estado.

A Juíza falou  sobre os três Poderes do Estado, focando o Poder Judiciário. A magistrada destacou a importância da Justiça Militar do Estado para a sociedade, assim como a relevância do papel dos juízes de direito em atuação na Justiça Castrense. Descreveu, ainda, como se realizam as audiências e os cerimoniais de julgamento na Justiça Militar, salientando a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos servidores e Juízes, promotores de justiça e demais defensores que atuam neste segmento da Justiça.

Além disso, elucidou dúvidas a respeito das competências da Justiça Militar e da Justiça Comum.  Ao final, falou em nome do Colégio Tiradentes a Professora Ângela Maria Horn, que agradeceu a oportunidade e a exposição feita pela Dra. Mariluce.


Meta 4

As ações da Auditoria de Passo Fundo da Justiça Militar no campo institucional e acadêmico, estão alinhadas ao que preconiza a Meta 4 de 2011 da Justiça brasileira.

A Meta 4 busca implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos. Entre outras formas de buscar o cumprimento da Meta, está o estabelecimento de convênios ou ações conjuntas com outros órgãos, tais como universidades, escolas de magistratura, entre outras instituições.

Convênio

Os trabalhos realizados com alunos do ensino médio somam-se aos resultados do convênio da Auditoria da Justiça Militar de Passo Fundo com a Faculdade de Direito Meridional da Região - IMED, que oportuniza contato direto com as sessões de julgamento, por estagiários da instituição de ensino.

No caso do Colégio Militar Tiradentes, o trabalho tem por finalidade esclarecer melhor o trabalhos da Justiça Militar do Estado e sua importância junto à sociedade em geral, porque a escola é dirigida e funciona no interior da Corporação e, portanto, existe a possibilidade de estimular jovens a prestar concurso e seguir a carreira.

 

Imagens da notícia