José Paulo Bisol recebe Comenda do Mérito em ato especial
Numa sexta-feira de junho de 2015, dia 19, José Paulo Bisol, indicado pelo magistrado Sergio Antonio Berni de Brum e aprovado por unanimidade pelos membros do Pleno deveria, em sessão solene da Corte, ter sido distinguido, junto com outras autoridades, com a “Comenda do Mérito Judiciário Militar”. Procedimentos médicos agendados para a mesma data, porém, não permitiram sua presença. Isto não impediu que mais tarde, no dia 19 de janeiro de 2016, o Juiz-Presidente do TJM/RS entregasse a distinção pessoalmente, na residência de José Paulo Bisol. Acompanharam o Juiz-Presidente, o Diretor-Geral da Instituição Dirnei Vieira de Vieira; o Secretário da Presidência Marcelo Lopes Rosa; o Assistente Militar Sergio Portela da Silva; o Assessor de Comunicação Jaurês Palma e os servidores Edson Jairo Damaceno Pereira e Iraja Martins de Araujo.
A Comenda
A distinção é conferida, conforme deliberação da comissão especial de honraria e mérito, nos termos da decisão, em sessão plenária de 22 de dezembro de 1981 e foi instituída com o objetivo de premiar pessoas ou instituições que mereçam tal distinção por ter prestado assinalados serviços ou ter demonstrado excepcional apreço à Justiça Militar do Estado. A simbologia aplicada à concepção da medalha utiliza o branco para lembrar a paz, a harmonia e o equilíbrio; o ouro representa nobreza e dignidade, enquanto o verde sugere esperança, fé e confiança. Os nomes dos homenageados desta edição foram indicados e aprovados à unanimidade pelo Pleno do Tribunal de Justiça Militar do Estado, na sessão número 3.251 de 27 de abril de 2015.
Bisol
José Paulo Bisol nasceu em Porto Alegre em 22 de outubro de 1928. É desembargador aposentado, escritor e político, sendo conhecido por sua defesa dos direitos humanos. Concorreu na chapa de Lula, a vice-presidente da república, pelo PSB, em 1989.
José Paulo Bisol graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Antes das atividades políticas, pela sua extrema facilidade, contundência e originalidade de expressão, participou de inúmeros programas de televisão, como comentarista.
Em 1982 foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo PMDB. Em 1986 foi eleito senador pelo mesmo partido. Em1988, participou de forma influente da Assembleia Nacional Constituinte que produziu a chamada Constituição Cidadã.
De 1999 a 2002 foi secretário de Justiça e Segurança do Rio Grande do Sul durante o governo Olívio Dutra.
No ano de 2009 recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta distinção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Reconhecimento
O Juiz-Presidente Sergio Brum disse que “não poderíamos deixar de proceder à entrega da Comenda, de um modo ou de outro, porque a iniciativa vai além das recomendações técnicas previstas na resolução específica do TJM/RS que criou a condecoração, ou seja, representa um pleito de reconhecimento pela sua corajosa atuação quando secretário estadual, em relação às atividades da Brigada Militar e da Justiça Militar, especialmente”, frisou Brum, “quanto à implantação, à época, do Termo Circunstanciado, procedimento que representa, ainda hoje, caminho aberto para a instituição do ciclo completo de polícia”, concluiu.
Emoção
José Paulo Bisol falou de sua emoção pela distinção recebida, “pois o fato remete e, de certa forma legitima e conforta as minhas antigas convicções e atuações, as quais sempre foram movidas pela vontade de caminharmos para uma realidade social mais justa”.