JME recebe doação de acervo do Juiz-Cel Aldo Ladeira Ribeiro


Na manhã de hoje, 27 de junho de 2018, a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul recebeu em doação acervo do Juiz-Cel Aldo Ladeira Ribeiro, jubilado Juiz da Corte Castrense, para que se integre ao "Projeto Memória" desta Justiça Especializada. Receberam a doação o sr. presidente, juiz militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues, o sr. corregedor-geral, juiz civil Amilcar Fagundes Freitas Macedo, e o juiz militar Sergio Antonio Berni de Brum.

A doação foi realizada pelos sobrinhos-netos do Cel. Aldo Ladeira Ribeiro, Celso Antônio de Freitas Barcellos e Otávio Augusto de Freitas Barcellos.

Na oportunidade, foi entregue ao desembargador Otávio Augusto de Freitas Barcellos a edição especial do Selo dos Correios de comemoração ao centenário do TJMRS, em agradecimento à doação realizada. 

Confira trecho do documento de doação entregue por Otávio Augusto de Freitas Barcellos: 

"O acervo doado pelo Engenheiro Agrônomo, Celso Antônio de Freitas Barcellos, sobrinho-neto e afilhado, é composto por fotos históricas; a caneta; a máquina de datilografia na qual foram escritos o primeiro volume e parte do segundo volume do "Esboço Histórico" da Brigada Militar do Estado; o diploma do Governo do Estado conferindo-lhe a medalha de ouro pelos trinta anos de serviço policial militar, com o passador no mesmo metal; o exemplar da revista "O Globo", contendo entrevista concedida pelo Juiz-Cel Aldo; e, finalmente, está sendo doado pelo signatário [Otávio Augusto de Freitas Barcellos], também sobrinho-neto, o revolver Colt 32", número 143013, que pertencia ao Juiz-Cel. Aldo para sua segurança pessoal, repassado que fora pela viúva Cantalice, por ocasião da posse do hoje Desembargador Otávio Augusto então como Juiz de Direito, em agosto de 1982."

Imagens da notícia