JME recebe doação de acervo do Juiz-Cel Aldo Ladeira Ribeiro
Na manhã de hoje, 27 de junho de 2018, a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul recebeu em doação acervo do Juiz-Cel Aldo Ladeira Ribeiro, jubilado Juiz da Corte Castrense, para que se integre ao "Projeto Memória" desta Justiça Especializada. Receberam a doação o sr. presidente, juiz militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues, o sr. corregedor-geral, juiz civil Amilcar Fagundes Freitas Macedo, e o juiz militar Sergio Antonio Berni de Brum.
A doação foi realizada pelos sobrinhos-netos do Cel. Aldo Ladeira Ribeiro, Celso Antônio de Freitas Barcellos e Otávio Augusto de Freitas Barcellos.
Na oportunidade, foi entregue ao desembargador Otávio Augusto de Freitas Barcellos a edição especial do Selo dos Correios de comemoração ao centenário do TJMRS, em agradecimento à doação realizada.
Confira trecho do documento de doação entregue por Otávio Augusto de Freitas Barcellos:
"O acervo doado pelo Engenheiro Agrônomo, Celso Antônio de Freitas Barcellos, sobrinho-neto e afilhado, é composto por fotos históricas; a caneta; a máquina de datilografia na qual foram escritos o primeiro volume e parte do segundo volume do "Esboço Histórico" da Brigada Militar do Estado; o diploma do Governo do Estado conferindo-lhe a medalha de ouro pelos trinta anos de serviço policial militar, com o passador no mesmo metal; o exemplar da revista "O Globo", contendo entrevista concedida pelo Juiz-Cel Aldo; e, finalmente, está sendo doado pelo signatário [Otávio Augusto de Freitas Barcellos], também sobrinho-neto, o revolver Colt 32", número 143013, que pertencia ao Juiz-Cel. Aldo para sua segurança pessoal, repassado que fora pela viúva Cantalice, por ocasião da posse do hoje Desembargador Otávio Augusto então como Juiz de Direito, em agosto de 1982."