JME realiza homenagem à memória do Juiz Cel. Aldo Ladeira Ribeiro pelos 50 anos de seu falecimento
Na tarde desta quarta-feira (13 de fevereiro), a Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul, em Sessão Solene, realizou uma homenagem à memória do Juiz Cel. Aldo Ladeira Ribeiro, pelos 50 anos de seu falecimento.
De início, o Mestre de Cerimônias, Felix Alexandre Grivot Neto, realizou as introduções necessárias, sendo seguido pela abertura oficial da sessão solene, proclamada pelo Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado (TJMRS), Juiz Militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues, oportunidade em que foi executado o Hino Nacional pela Banda de Música da Ajudância-Geral da Brigada Militar.
Dando continuidade, proferiu discurso o Juiz Militar Sergio Antonio Berni de Brum, que realizou explanações a respeito da notória história do Juiz Cel. Aldo Ladeira Ribeiro.
Ato contínuo, o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Professor Miguel Frederico do Espírito Santo, proferiu um discurso enaltecendo a contribuição histórica de Aldo Ladeira Ribeiro à história do Rio Grande do Sul, tanto por suas publicações quanto pelas suas ações.
Ao encerramento das homenagens proferidas, os familiares do Juiz Cel Aldo Ladeira Ribeiro foram convidados a subir ao local de destaque, acompanhados pelo Presidente do TJM e pelo Presidente do IHG para realizarem o descerramento da placa alusiva ao Juiz Cel. Aldo, que será fixada em local de prestígio, junto com os demais materiais da exposição em memória ao patrono do Plenário do Tribunal.
Após o descerramento, o Presidente do TJM realizou a entrega de uma reprodução da placa aos familiares do homenageado, e uma edição do Livro Institucional do Centenário do Tribunal Militar “Somos Centenários” ao Presidente do IHG.
Ao fim das entregas, o Mestre de Cerimônias convidou o Sr. Celso Antonio de Freitas Barcelos, familiar do Juiz Cel. Aldo Ladeira Ribeiro, a fazer uso da palavra, oportunidade em que este realizou um breve discurso voltado a questões de cunho pessoal de Aldo Ladeira Ribeiro.
Após o discurso de Celso Antonio de Freitas Barcelos, o Presidente do TJM proferiu um breve discurso de agradecimentos.
Ao encerramento da Sessão Solene, a Banda de Música da Ajudância-Geral da Brigada Militar executou o Hino Rio Grandense, sendo seguido pelo encerramento oficial da Sessão Solene, proferido pelo Presidente da Corte Castrense.
Compuseram a mesa de honra da Sessão Solene os Magistrados da Corte Castrense, Juiz Militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues, Juiz Militar Antonio Carlos Maciel, Juiz Civil Fernando Guerreiro de Lemos, Juiz Militar Fábio Duarte Fernandes, o Juiz Civil Amilcar Fagundes Freitas Macedo e as seguintes autoridades: Procurador de Justiça em Substituição no TJM, Airton Zanatta; Desembargador do TJRS, Otávio Augusto de Freitas Barcelos, sobrinho neto do Juiz Cel. Aldo Ladeira Ribeiro; Ex-Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel. RR. Jerônimo Carlos Santos Braga; Presidente do IHG, Professor Miguel Frederico do Espírito Santo e o Presidente da Fundação BM, Moacir Simões.
Também prestigiaram o evento o Juiz Jubilado da Corte Castrense, Octávio Augusto Simon de Souza e a sobrinha neta do Juiz Cel. Aldo Ladeira Ribeiro, Regina Torres.
Assista a homenagem na íntegra clicando AQUI