JME presente no debate das estratégias de divulgação do Judiciário
Nesta quarta-feira (17 de março) profisionais de comunicação do Poder Judiciário de todo o País debateram estratégias de divulgação das metas 2010. O Encontro de Assessores de Comunicação do Judiciário aconteceu paralelamente ao 1º Workshop dos Gestores das Metas 2010, em Brasília (DF), e que continua neste dia 18 de março.
Um dos itens na pauta do Encontro foi a pesquisa aplicada pelo CNJ com o objetivo de mapear as condições de trabalho, a qualificação e o grau de articulação institucional dos profissionais e respectivas áreas de comunicação dos tribunais. O ponto negativo mais preocupante da avaliação, segundo o setor de pesquisas e de comunicação do Conselho, é a falta de recursos financeiros destinados à comunicação. Dados preliminares indicam que 63% das assessorias não têm previsão orçamentária para 2010 e apenas 39%, possuem planejamento estratégico de comunicação, como é o caso da Assessoria da JME RS que participou da elaboração do Planejamento Estratégico em 2009 e, a partir disso, pautou seu próprio plano.
A orientação é intensificar a comunicação
A coordenação de comunicação do CNJ que coordena o esforço de alteração de patamar de produção jurisdicional e performance social da justiça brasileira, estimulou a intensificação do processo de comunicação interna e externa.
Ferramentas
A Jornalista Sandra Rodrigues, assessora-chefe de comunicação do CNJ, disse que “um dos principais instrumentos no sentido de intensificar a comunicação, é o website Canal da Estratégia do Judiciário Brasileiro (www.cnj.jus.br) mantido pelo CNJ com o propósito de informar e discutir a gestão estratégica no Poder Judiciário. "O espaço, explica Sandra, “busca promover e integrar as ideias e soluções encontradas para melhorar a gestão estratégica no Poder Judiciário, visando contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade brasileira”. Sandra Rodrigues, também coordenadora do evento, falou das estratégias de divulgação das metas de 2010 e destacou experiências de divulgação de sucesso, a exemplo da ocorrida com a Meta 2 em 2009. "O CNJ está discutindo a elaboração de uma proposta institucional para divulgação das metas" ,informou, “com a implementação de ações como: cartilha, hotsites, correio eletrônico, comunicação oficial, premiações, lâminas para autoridades, entre outros”.