Iniciativa instituirá Linguagem Simples na Justiça Militar do Rio Grande do Sul
A Comissão de Inovação do TJM aprovou, na última sexta-feira (12/8), o projeto Comunica JME, o primeiro desenvolvido pelo Nube9, que propõe a adoção da Linguagem Simples no âmbito da Justiça Militar Estadual.
A Linguagem Simples é uma técnica de comunicação que visa facilitar a compreensão e a interpretação de textos, a partir de uma escrita mais clara, objetiva e concisa.
Entre outras ações, o projeto prevê uma pesquisa com o público interno da JME sobre o tema, além da realização de cursos e distribuição de material didático.
O projeto também está alinhado a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da Agenda 2030 da ONU:
"Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis."
Na oportunidade, o assessor de desembargador Cesar Krebs foi indicado para a função de coordenador executivo do Nube9. O assessor Hebert Schonhofen passará a secretariar os trabalhos da comissão.
Sob a coordenação do Desembargador Militar Sergio Berni de Brum, a reunião foi realizada em formato híbrido e contou com a presença da Juíza de Direito Dione Dorneles Silva, do Diretor-Geral do TJM, Rogério Nejar e dos servidores Ana Lúcia Lara Barcelos, Cesar Krebs, Dionês Gabana, Eduardo Severo, Herbert Schonhofen, Margarete Simon e Ricardo Tofani.