Inaugurada foto de Giovani Cherini na Galeria dos ex-presidentes da AL


 

O Juiz-Presidente do TJM-RS, João Vanderlan Rodrigues Vieira, acompanhou o descerramento da foto do ex-presidente da Assembleia Legislativa do RS,  deputado federal Giovani Cherini, na Galeria dos Ex-presidentes do Legislativo estadual. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira no Espaço Osvaldo Aranha e contou com a presença de diversas autoridades.

Dentre elas o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Zacher; o secretário Afonso Motta, da Secretaria Estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas;  Fernanda Sanchotene, representando a Defensoria Pública do Estado; o conselheiro do Tribunal de Contas e ex-deputado Adroaldo Loureiro;  Ricardo Breier, representando a OAB/RS; Albert Abuabara, representando a Associação dos Procuradores Municipais;  Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop-RS; Ernesto Krug, representando a Associação Gaúcha de Laticinistas e Cooplib;  Álvaro Lima da Silva, da Fecoagro; além de autoridades civis, superintendentes, diretores e funcionários da Assembleia.

Trajetória

Natural de Soledade, Cherini tem atuação destacada na área do cooperativismo. Técnico agrícola graduado em Cooperativismo pela Universidade de Ijuí, com pós-graduação nos cursos de Economia Rural e Cooperativismo, na Unisinos, além de cursos de especialização na Argentina, França e Israel, foi professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Cooperativismo pela Universidade do Vale do Taquari, antes de eleger-se deputado, em 1994.

Reeleito em 1998, 2002 e 2006, totalizou quatro mandatos no Legislativo rio-grandense, onde foi recordista na apresentação de projetos de lei, com 680 propostas durante estes anos. Foi autor de 101 leis, entre elas a proíbe o uso do amianto, a Lei do Livro, a da Educação Ambiental, e a que instituiu a Política Estadual para o Cooperativismo, entre outras.

No Parlamento gaúcho presidiu as comissões de Agricultura, de Educação, de Assuntos Municipais e a de Ética Parlamentar. Por 14 anos, também foi presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo, além de ter fundado a Universidade de Líderes Juventude Sem Fronteiras, iniciativa pioneira no país e voltada à formação de jovens líderes no novo milênio, a qual já formou 3.200 jovens desde a sua fundação.

Em 2010, elegeu-se deputado federal e, em 2011, na Câmara Federal, presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Imagens da notícia