Falece ex-Presidente José Luiz Vieira

Livro memória da JME

Faleceu nesta quinta-feira, 6/11, o Dr. José Luiz Vieira. O Magistrado presidiu o Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul nos biênios 1988/1989 e 1990/1991.

A Direção do TJMRS informa que o velório ocorre na Capela "B"  do Cemitério São Miguel e Almas de Porto Alegre a partir das 14 horas desta quinta-feira, 6/11. O sepultamento será às 10:00 horas de amanhã, sexta-feira, 7/11.

Trajetória

Faleceu nesta quinta-feira, 06/11, o Dr. José Luiz Vieira, ex Juiz-Presidente do Tribunal de Justiça Militar e de destacada atuação nesta Justiça especializada.

Nascido em São Gabriel – RS, em 17 de março de 1939, onde passou a infância, veio a estabelecer-se em Porto Alegre a fim de cursar o ensino Científico no Colégio Júlio de Castilhos. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 1965. Durante a carreira, prestou assessoria jurídica em grandes estatais e na iniciativa privada, antes de iniciar suas atividades na magistratura militar e exercer o magistério superior.

Carreira na Magistratura

Iniciou suas atividades na Justiça Militar no ano de 1977, como contou em sua entrevista para o livro “A Justiça Militar do Estado – História e Depoimentos”, 2003, “[...] fui convocado para substituir, por motivo de férias, o ilustre Juiz-Auditor Dr. César Alves [...] Naquela época, a Primeira Auditoria, única da Capital, possuía um volume de mais de 300 processos e lhe eram remetidos pela Brigada Militar muitos inquéritos abertos contra integrantes da Força.”. Após aprovação em concurso, no ano de 1980, assumiu como Juiz-Substituto efetivo da Justiça Militar do Estado.

Foi nomeado Juiz-Civil do Tribunal de Justiça Militar do Estado em 22 de julho 1983, sendo o primeiro Juiz-Auditor a ser promovido a Juiz do Tribunal de Justiça Militar e o último juiz de carreira a ser nomeado por ordem do Governador do Estado. Na Instituição, foi Juiz-Vice Presidente no biênio 1988/89 e presidiu a Casa no biênio 1990/91.

Aposentou-se da magistratura militar no ano de 1998.

Imagens da notícia