Evento especial abre a Semana Mundial do Meio Ambiente na JME
O Dia Mundial do Meio Ambiente, que abre uma semana reservada ao tema ambiental, não é exatamente para comemorar, mas para refletir. Visando chamar a atenção para a importância da segregação do lixo doméstico, da reciclagem e do cuidado com o planeta, o Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA) - do qual a Justiça Militar faz parte - idealizou, produziu e organizou, na tarde desta segunda-feira (05 de junho), atividades especiais objetivando a conscientização ambiental, no Plenário do Tribunal de Justiça Militar, em Porto Alegre.
O representante da JME no GISA, Jaurês Palma, abriu o evento observando a importância da discussão e do conhecimento da destinação e tratamento dos resíduos gerados pelo homem. Depois, fez o uso da palavra o Coordenador do Gisa, Mark Kuschick - representante do Tribunal de Contas do Estado – que explicou a função social do Grupo para a produção de medidas efetivas para conscientização da temática ambiental na comunidade gaúcha, fazendo um breve relato das ações já realizadas pelo GISA. O presidente do TJM em exercício, juiz Fabio Duarte Fernandes, também atentou para a importância de se realizar um evento sobre meio ambiente na sociedade, relembrando o papel das instituições de possibilitar esta reflexão.
Estiveram presentes, além do presidente em exercício, o juiz Sérgio Antonio Berni de Brum, do Tribunal de Justiça Militar, a juíza de Direito Eliane Almeida Soares, da 1ª Auditoria de Santa Maria, o juíz Francisco José de Moura Muller, da 1ª Auditoria de Porto Alegre e o promotor Luiz Eduardo de Oliveira Azevedo.
Geração, destino e descaminhos do lixo urbano
Depois da fala do Presidente em exercício, foi apresentado um minidocumentário sobre o caminho – ou melhor, descaminho – dos resíduos produzidos pela população de Porto Alegre até o destino final, o Aterro de Minas do Leão. A produção se deu com a participação direta da Assessoria de Comunicação da JME. O vídeo pode ser assistido aqui ou pelo link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=cP7s31i_luo
A Palestra
Núbia Vargas, Coordenadora da Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem Sepé Tiarajú, contou um pouco da realidade de quem faz a triagem dos resíduos reutilizáveis e explicou as dificuldades que os catadores sofrem tanto em seu trabalho quanto na sociedade. Possibilitando uma importante discussão sobre este problema, Núbia respondeu a perguntas de uma plateia formada por magistrados, servidores, estagiários e terceirados.