Evento do TJM é destaque em GZH

trez

A atividade que relembrará alguns casos históricos da Justiça Militar é destaque no portal GZH desta quarta-feira, 10 de maio, na coluna do jornalista Humberto Trezzi.

Em seu texto, Trezzi relembra o episódio do Homem Errado (ver mais em www.tjmrs.jus.br/memoria)  e também fala sobre outras informações relativas à Roda de Memória, evento promovido pelo TJM durante a realização do III Encontro Nacional da Memória.

Leia a coluna na íntegra logo abaixo.


---

O Homem Errado e outros casos notórios, debatidos por magistrados


3º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário acontece em Porto Alegre esta semana

Confundido com um assaltante, um jovem que se feriu durante ataque epilético é algemado por PMs e levado num camburão. Minutos depois, é levado, morto, numa maca até o necrotério de um hospital. Cheio de buracos de tiros. O episódio entrou para a história como o "Caso do Homem Errado" e só veio a público pelas lentes do fotógrafo Ronaldo Bernardi, de Zero Hora, que flagrou os dois momentos: quando o rapaz estava vivo, de olhos arregalados e sem entender o motivo da prisão, e quando seu corpo inerte chegou ao prédio do pronto-socorro.

 

As fotos de Ronaldo ganharam o país e se tornaram icônicas. Confrontado com o flagrante, o poder público agiu.

 

Esse é um dos casos que será debatido no 3º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que acontece em Porto Alegre desta quarta-feira (10) até a sexta-feira (12). No evento são realizados debates e palestras sobre episódios notórios que envolvem magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, advogados, promotores, procuradores e outros profissionais de áreas relacionadas ao tema.

 

O 3º Enam é organizado em colaboração com cinco tribunais sediados no Rio Grande do Sul: Tribunal de Justiça (TJRS), Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Tribunal de Justiça Militar (TJMRS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A programação completa do evento, que recebe sugestões de 97 tribunais de todo o país, pode ser conferida no site da Enam.

 

Os participantes se deslocarão de um tribunal a outro. Serão abordadas formas de gerenciamento, acesso e difusão da memória do Judiciário e casos práticos de preservação, entre outros. Uma das programações interessantes acontece no TJMRS. Serão abordados, nesta quarta-feira, assaltos cometidos por policiais, casos de julgamentos por subversão, de prevaricação (deixar de cumprir o dever funcional) e até de documentos forjados. Além do já citado Caso do Homem Errado, que levou ao banco dos réus nove PMs. Quer saber o resultado? Acessa o YouTube e os canais do Judiciário nessa plataforma. A transmissão dos debates ocorre ao vivo, basta se credenciar.

Imagens da notícia