Encontro de Comunicação debate reposicionamento da imagem do Judiciário


Começou na manhã desta quinta-feira (26 de maio), em Salvador, o Encontro de Comunicação – Construindo a Imagem Institucional. O evento reúne profissionais de todos os Tribunais do País, sob coordenação do CNJ, TJ da Bahia, Fundação Getúlio Vargas - Direito, Rio e Unicorp - Universidade Corporativa do TJ Bahia. A proposta dos organizadores é iniciar  um processo comunicacional capaz de promover a identidade institucional da Justiça, criar e fortalecer o papel da comunicação em rede, implementar o conhecimento e a reflexão das novas tecnologias da comunicação social e promover a troca de experiências em comunicação e justiça.

Palestra

No período da manhã, o palestrante foi o professor da USP Carlos Chaparro, pós-doutor em comunicação e um dos formuladores das principais teorias comunicacionais da América Latina. Chaparro disse que com o advento das novas e mídias sobre plataformas capazes de garantir instantaneidade, “a fonte passou a ser a protagonista do processo, porque desapareceu o intervalo entre o fato e a notícia”. O palestrante destacou, ainda, que o assessor de comunicação precisa ser, daqui para a frente, o profissional  mais bem informado e conhecedor de tudo o que acontece na sua instituição, sob pena de não poder contribuir para com ela. Referindo-se a questão da necessidade de transparência, Chaparro surpreendeu: “transparência é apenas uma virtude inevitável, o que as pessoas esperam, agora, das instituições, é coerência”.

Mesa oficial  

Compuseram a mesa oficial de abertura dos trabalhos a Desembargadora Telma Silva Britto do TJ da Bahia, o Conselheiro Paulo Tamburini do CNJ, Sergio Guerra da Fundação Getulio Vargas, a Jornalista  Mariana Braga da assessoria de comunicação do CNJ e o Juiz David Lobo do TJ da Bahia.

Rede Globo  

Às 14h30 acontecerá a palestra do jornalista Heraldo Pereira, repórter de política da Rede Globo que cobre a área em Brasília. Na sequência os participantes debatem a Comunicação na Justiça brasileira em grupos de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

Imagens da notícia