Eduardo de Lima Veiga toma Posse como Procurador-Geral de Justiça


Novo comandante do MP irá focar no combate à corrupção e à organizações criminosas

 

Eduardo de Lima Veiga foi empossado no cargo de Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul para o biênio 2011/2013. A solenidade ocorreu na tarde desta segunda-feira (04/04), no auditório da sede do Ministério Público, perante o órgão especial do Colégio de Procuradores. Representou a Justiça Militar gaúcha o presidente do TJM-RS, Dr. Geraldo Anástacio Brandeburski.

 

O novo Procurador-Geral do RS afirmou que o Ministério Público possui a tradição de ter uma ótica criminal, voltada para o combate à corrupção e à sonegação fiscal. “Tenho acenado há anos para a urgência em focar-se o combate à corrupção, à sonegação, às organizações criminosas, que solapam não só a capacidade de investimento do poder público, mas a própria confiança na cidadania”, sublinhou.

 

Durante a cerimônia que contou com a presença do governador Tarso Genro, entre outras autoridades estaduais e nacionais, Veiga destacou que o Ministério Público deve ser reconhecido como instituição efetiva na transformação da realidade social e protetora dos direitos fundamentais. Veiga aproveitou a oportunidade para empossar os três Subprocuradores-Gerais de Justiça: Ivory Coelho Neto, Assuntos Jurídicos; Daniel Sperb Rubin, Assuntos Administrativos; Marcelo Lemos Dornelles, Assuntos Institucionais.

 

A ex-procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, agradeceu a todos que lhe acompanharam em sua administração e disse que encerra a gestão com “serenidade e a satisfação do dever cumprido”.  

 

Governador do Estado encerrou o evento enfatizando que Simone Mariano da Rocha foi uma grande Procuradora-Geral de Justiça, “digna, sóbria, responsável e aberta”. Tarso também ponderou que Eduardo de Lima Veiga “merece o cargo que alcança e assume no momento”, devido à sua história e seu currículo no Ministério Público.

 Trajetória

 Eduardo de Lima Veiga tem 48 anos, é formado pela Faculdade de Direito da Ufrgs e pós graduado pela Universidade George Washington. Lecionou Direito Civil, Direito Penal e Processual Penal. Ingressou no Ministério Público em 1989. Passou por Guaiba e Uruguaiana. Em Porto Alegre foi promotor-assessor na Procuradoria de Prefeitos e na Assessoria Jurídica do PGJ, titular da 11ª Promotoria de Justiça Criminal e Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal. Foi Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais. É membro do Conselho Superior do MP e do Órgão Especial do Colégio de Procuradores.

Imagens da notícia