Desembargador Vilson Darós recebe título de Cidadão de Porto Alegre
Na terça-feira (19 de outubro), o Juiz Corregedor-Geral Cel. Sérgio Antonio Berni de Brum representou a Justiça Militar do Estado na cerimônia de entrega do título de Cidadão de Porto Alegre ao Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Desembargador Vilson Darós.
A homenagem, proposta pelo vereador Reginaldo Pujol, ocorreu no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Fizeram parte da mesa oficial, além do Juiz-Corregedor Geral do TJM, Sérgio de Brum, as seguintes autoridades: Vereador Nelcir Tessaro, Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre; José Fortunati, Prefeito de Porto Alegre; Elói Guimarães, Secretário Estadual de Administração e Recursos Humanos do Estado; Desembargador Leo Lima, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do RS; Procurador Regional Eleitoral Carlos Augusto da Silva Cazarré, representante da Procuradoria Regional da República da 4ª Região; Dra. Lucia Sampaio Alho, Procuradora Regional Federal da 4ª Região; Desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha, Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral; Desembargador João Ghisleni Filho, representante da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região; Juiz Marcelo Denardi, Diretor do Foro Federal; Dr. Alberto Delgado Neto, Diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre; Jorge Krieger de Mello, representante do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre.
Carreira
Darós nasceu em Passo Fundo e, aos 21 anos, já na Capital, prestou concurso público para o cargo de professor primário do Município e passou a lecionar em escolas do Bairro Sarandi, nas vilas Passo das Pedras e Dona Teodora. Graduou-se em Direito pela PUCRS em 1970.
Em 1978 ingressou por concurso na Procuradoria-Geral do Município, onde permaneceu até 1980, quando foi aprovado em novo concurso público, agora para advogado do Banco Central do Brasil. Sete anos mais tarde ingressou, por meio de concurso, na magistratura federal.
Em 1994 foi empossado como desembargador no TRF da 4ª Região. No ano de 2009, assumiu como presidente do tribunal, cargo no qual permanecerá até 2011.