Desembargador Nelson Calandra visita TJM


Em visita ao Tribunal nesta quinta-feira (14 de outubro), o Desembargador Henrique Nelson Calandra do TJ de São Paulo foi recebido pelo Juiz- Presidente da Corte Dr. Geraldo Anastácio Brandeburski, além do Juiz Vice-Presidente Cel. João Vanderlan Rodrigues Vieira, do Juiz Corregedor-Geral Cel. Sérgio Antonio Berni de Brum e do Juiz Dr. Octavio Augusto Simon de Souza.

Calandra é um Magistrado reconhecido em todo país por suas atuações, tanto jurisdicionais, associativas como acadêmicas, sendo que nesta área recebeu da Escola Paulista da Magistratura, a outorga de Professor Emérito. O Desembargador Paulista ocupou entre outros cargos o de presidente da Associação Paulista de Magistrados, no Biênio 2008/2009. Em 23/10/2006 foi nomeado membro da Comissão de Prerrogativas da AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros, representando o Sudeste.

O Dr. Calandra foi, ainda, Delegado da Associação dos Magistrados Brasileiros na Assembléia Ordinária Anual da Federação Latino Americana de Magistrados e na Reunião do Grupo Ibero-Americano da União Internacional de Magistrados, ocorrida em Porto Alegre de 14 a 18 de abril de 2004. No âmbito continental, o Magistrado foi  vice-presidente da Federação Latino-americana de Magistrados em 2000.

A atividade jurisdicional do Desembargador Nelson Calandra, sempre comprometida com o aperfeiçoamento sócio-jurídico, fez dele um requisitado palestrante e conferencista. Entre os eventos e temas abordados, Calandra fez palestra intitulada  “Violência Doméstica e Lei Maria da Penha, no I Fórum Regional sobre prevenção e combate à violência, CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema), em Assis, SP, em junho de 2010. Abordou o tema “Dignidade da Vida” no Simpósio realizado na Universidade de São Paulo, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, em setembro de 2009. No 1º Encontro Nacional de Servidores do Poder Judiciário foi Conferencista com o tema  Reforma Estrutural do Judiciário – “Reformas Constitucionais do Poder Judiciário”, em  1997.

Na área da produção editorial, o Desembargador Calandra é autor de vários trabalhos, entre eles “Direitos Humanos e Reinserção Social”, in “Tratado Luso-Brasileiro da Dignidade Humana”, 2008, Quartier Latin e “Os Meandros do Congresso Nacional, Anatomia do Parlamento Brasileiro”, 2001, Forense.

Durante a vista ao TJM, o tema das conversas do Desembargador com os juízes da Justiça Militar gaúcha girou em torno de uma de suas preferências, qual seja o debate sobre a valorização e resgate do perfil do magistrado brasileiro.


Imagens da notícia