Da Agência de Notícias do CNJ
Justiça Militar gaúcha faz campanha para gestão racional de recursos
A Justiça Militar do Rio Grande do Sul iniciou campanha Interna para Gestão Racional de Recursos. Já está sendo exibido de forma rotativa na página inicial do site da JME (confira acessando www.tjm.rs.gov.br) e na sua Intranet, a série de flybanners com apelos específicos aos cuidados com o gasto de energia elétrica, água, papel e combustível.
Ao mesmo tempo, os magistrados e servidores da Instituição requisitam adesivos físicos, de acordo com o número de torneiras, interruptores de luz, impressoras e veículos de suas auditorias e setores. A campanha foi estruturada pelo mesmo Comitê que desenvolve e institui políticas de Gestão do Meio Ambiente, conforme a meta nº 6 do Judiciário (reduzir em pelo menos 2% o consumo per capita com energia, telefone, papel, água e combustível, tomando o ano de 2009 como referência.
A escolha da estratégia, apesar de parecer a mais simples, inspirou-se em providências e atitudes proativas e voluntárias da Auditoria da Justiça Militar do município de Passo Fundo, que, ao implementar medidas de intensificação da digitalização e comunicação quase que exclusivamente por meio eletrônico com seus jurisdicionados, reduziu em 50% os gastos com papel, toner e tinta.
Os indicadores de gestão adotados pelo Comitê são os graus de adesão e comprometimento para com a campanha e as avaliações parciais (trimestrais) e final (dezembro de 2010) serão efetivadas com base no consumo proporcional e comparado dos recursos-alvo da mobilização.