Corregedoria-Geral da JMERS dá prosseguimento à eliminação de processos arquivados e baixados
Durante essa semana (entre os dias 12 e 13 de novembro), a Corregedoria-Geral da Justiça Militar do Rio Grande do Sul deu continuidade ao processo de descarte dos feitos e processos judiciais arquivados.
Além de fornecer maior espaço ao depósito junto ao arquivo judiciário localizado no Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul (TJMRS), diversos são os benefícios associados à medida Socioambiental adotada pelo TJM/RS, pois não há custos referentes ao descarte, haja vista que o TJM/RS doa os papéis à empresa EMBAPEL, que ao triturá-los, comercializa-os e reverte o lucro da doação à Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem Sepe Tiaraju. Ou seja, além do benefício à natureza, de não haver resíduos poluentes de uma eventual queima de arquivos, a ação, em seu cunho social, beneficia a Cooperativa de reciclagem.
Nesta fase de eliminação, originada dos editais 18/2019, 19/2019 e 20/2019 foram descartados ao total 1077 feitos do arquivo judicial, sendo reciclados 760 Kg de papel.
A Presidência do TJMRS cumprimenta o Sr. Corregedor-Geral pelo trabalho que vem fazendo, visando melhorar o sistema do arquivo judiciário militar.