Corregedoria-geral da BM realiza solenidade alusiva ao 15º aniversário
Nesta segunda-feira (20 de agosto), no salão nobre do Quartel do Comando-geral (QCG), em Porto Alegre, aconteceu a solenidade comemorativa ao 15º aniversário da Corregedoria-geral da Brigada Militar.
Durante a solenidade ocorreu a entrega de Medalhas da Polícia Judiciária Militar da BM, destinadas a distinguir militares federais, militares estaduais, civis, pessoas físicas ou jurídicas, brasileiros ou estrangeiros que, no exercício de suas funções e atividades, tenham contribuído eficazmente para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e aprimoramento das atividades de polícia judiciária militar no âmbito da Brigada Militar. Receberam a distinção pela Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul o Juiz-Presidente do TJM/RS João Vanderlan Rodrigues Vieira, o Juiz-Corregedor Geral da JME/RS Dr. Fernando Guerreiro de Lemos, o Juiz de direito Titular da Primeira Auditoria de Porto Alegre da Justiça Militar Dr. Francisco de Moura Müller e a Juíza de direito Substituta da Primeira Auditoria de Porto Alegre da Justiça Militar Dra. Karina Dibi Kruel do Nascimento.
Em nome dos agraciados, foi convidado a fazer uso da palavra o Juiz-Presidente do TJM, que ao saudar o atual Corregedor Geral das BM saudou todos os ex-corregedores da Corporação presentes. Fez, também, considerações sobre a instituição da Corregedoria da BM, atribuindo à sua existência e à competência dos seus titulares a qualidade das sindicâncias e inquéritos encaminhados à Justiça Militar. Finalizou parabenizando o Comandante geral da BM pela iniciativa do evento que, segundo ele, revela a verdadeira importância do órgão.
Estiveram presentes na solenidade, representando o Procurador-Geral de Justiça, o Procurador Davi Medina, o Juiz-Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado João Vanderlan Rodrigues Vieira, a Ouvidora da Secretaria de Segurança Pública, Dra. Patrícia Luci Machado Couto, o Comandante-geral da BM, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, o Subcomandante-geral da BM, Coronel Altair de Freitas Cunha, o Corregedor-geral da BM, Coronel João Gilberto Fritz, o representante do Poder Judiciário Estadual, Juiz de Direito Leandro Figueira Martins, e o Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Mário Wagner.