Corregedor-Geral da JME-RS fala sobre Justiça Militar a alunos da CEPGSP
O Corregedor-Geral da JME-RS, Juiz Sérgio Antônio Berni de Brum ministrou, nesta terça-feira (8 de novembro), palestra sobre a Justiça Militar aos oficiais do Curso de Especialização em Política da Gestão de Segurança Pública (CEPGSP) na Academia de Policia Militar do Rio Grande do Sul.
Brum abordou a história da Justiça Militar e a importância da Instituição para o fortalecimento da Brigada Militar, destacando sua função na manutenção da disciplina e da hierarquia. Durante a aula, o juiz afirmou que esta justiça especializada é fundamental para que não haja uma fragilização da Brigada Militar, e sua consequente substituição por outro órgão no Sistema de Segurança Nacional.
O Corregedor lembrou, ainda, os equívocos de algumas pessoas e segmentos da sociedade a respeito da Justiça Militar. Para Brum, esses equívocos precisam ser substituídos por fator da realidade. E citou um deles : um dos maiores enganos é afirmar que a JME-RS quase não condena oficiais. “A verdade é que a JME-RS condena, sim, oficiais. “O que ocorre”, esclarece, “é que apenas pouco mais de 6% dos policiais militares são oficiais, quando as praças são 94% do efetivo, quer dizer, é muito maior a chance de se ver um deles envolvido com suposto delito, ser processado e, eventualmente condenado.
Após o painel de perguntas da plateia, o Juiz-coronel Sergio Antônio Berni de Brum encerrou sua fé em que “o contingente de líderes atuais de nossa Brigada Militar, faz vislumbrar um futuro promissor a nossa gloriosa corporação.”