Concluído o primeiro dia do 1º Seminário Nacional das Justiças Militares do Brasil
Nessa segunda-feira (1º de outubro) foi efetivada a abertura do 1º Seminário Nacional das Justiças Militares do Brasil, que está sendo realizado, nos dias 1 e 2 de outubro, no prédio 11 da PUC/RS.
Inicialmente, foi realizada a recepção das mais altas autoridades militares presentes, no pátio do prédio 11 da PUC, sendo executadas as honras de estilo aos oficiais superiores das Forças Armadas e Brigada Militar.
O mestre de cerimônias do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul, Felix Alexandre Grivot, anunciou as autoridades que compõem a mesa e registrou a presença das autoridades presentes do local, sendo seguido pelo Hino Nacional, executado pela Banda da Brigada Militar.
Compuseram a mesa, o presidente do TJM/RS, juiz militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, o reitor da PUC/RS, Evilázio Teixeira, comandante do Comando Militar do Sul, general de exército Geraldo Antônio Miotto, e o comandante-geral da Brigada Militar, Cel. Mário Yukio Ikeda.
Na sequência o reitor da PUC/RS, Irmão Evilázio Teixeira, realizou discurso referente ao evento, e logo após entregou uma placa em homenagem ao TJM/RS pelo seu centenário e um presente ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
O presidente do TJM/RS, juiz militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues fez uso da palavra, oportunidade em que agradeceu as presenças, e logo após, foram entregues as comendas do 100 anos TJM às personalidades presentes.
O desembargador Getúlio Corrêa, presidente da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais fez uso da palavra, e agraciou o TJM/RS com uma placa alusiva ao centenário.
Durante o seminário, foi realizada a instalação da escola judicial militar, oportunidade em que o vice-presidente do TJM/RS, juiz militar Antonio Carlos Maciel Rodriguesm tomou posse como diretor da escola, e ao fim da posse, foi realizado o descerramento da placa alusiva à instalação da Escola.
Concluindo o 1º dia do seminário o Exmo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de moraes, proferiu palestra referente ao tema “Estado do Direito”
A seguir, foi realizado o encerramento do primeiro dia de Seminário.
Também participaram do evento, pelo TJM/RS, o corregedor-geral da JME/RS, juiz civil Amilcar Fagundes Freitas Macedo; o juiz militar Sergio Antonio Berni de Brum; e o juiz militar Fábio Duarte Fernandes, o comandante da ALA3 da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro do Ar Arnaldo Silva Lima Filho, a vereadora de Porto Alegre, Comandante Nádia, o procurador-geral de justiça Fabiano Dallazen.