Comitiva do TJMRS se reúne com equipe técnica do CNJ para tratar de saneamento de dados do DataJud

2502 - bsbdatajus

Em 25 de fevereiro de 2025, a comitiva do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS), composta pelo Vice-Presidente, Desembargador Militar Sergio Brum, a juíza auxiliar da presidência, Dra. Viviane Pereira, o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Eduardo Severo, e os servidores Tiago Schiffner e Diones Gabana, esteve em Brasília para uma importante reunião com a equipe técnica e negocial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro teve como objetivo discutir o saneamento de inconsistências na base de dados do sistema DataJud*, que armazena informações processuais de tribunais de todo o país.

A reunião se revelou essencial para a identificação e resolução de problemas pontuais que geram conflitos entre os dados armazenados pelo CNJ e as informações do sistema processual da Justiça Militar Estadual (eproc). Durante a sessão, foram abordadas diversas inconsistências, algumas já sanadas, enquanto outras demandaram a definição das soluções mais adequadas para assegurar a integridade e a atualização dos dados.

Esse encontro faz parte da estratégia de gestão do TJMRS, que visa aprimorar a qualidade de seus processos internos e garantir maior transparência na gestão dos dados judiciais. A iniciativa também está alinhada com os esforços do Tribunal para melhorar sua posição no Prêmio Qualidade CNJ, reforçando o compromisso com a excelência e com a modernização dos serviços prestados à sociedade.

Além disso, a comitiva do TJMRS permanecerá em Brasília até 26 de fevereiro de 2025, para participar do lançamento nacional do projeto de inovação Banco de Sentenças. O projeto foi desenvolvido pelo TJMRS em parceria/colaboração das Justiças Militares Estaduais de Minas Gerais (TJMMG) e São Paulo (TJMSP), além do Supremo Tribunal Militar (STM),  e tem como objetivo fortalecer a colaboração entre as diversas Justiças Militares do Brasil, promovendo um acesso mais eficiente, integrado e transparente às decisões judiciais, além de atender a Meta 9 do CNJ.

Sobre o DataJud:

O DataJud é o sistema responsável pelo armazenamento centralizado dos dados e metadados processuais relativos a todos os processos físicos ou eletrônicos, sejam públicos ou sigilosos, dos tribunais indicados nos incisos II a VII do artigo 92 da Constituição Federal, incluindo as Justiças Militares.

A continuidade do trabalho conjunto entre o TJMRS e o CNJ é essencial para a modernização da Justiça Militar Estadual, garantindo processos mais ágeis, seguros e transparentes para a sociedade.


Imagens da notícia