Comissão especial realiza oficina sobre sistema de controle e monitoramento das Metas


O objetivo é a gestão e o acesso às Metas Nacionais do Judiciário em tempo real no sistema de informação e gestão de dados (TIC).

 

A comissão especialmente designada para desenvolver o projeto de controle e monitoramento em tempo real dos processos de consolidação, adequação e lançamentos das informações relativas às Metas do Judiciário, via Sistema Eletrônico de Gestão Administrativa/SEGA, apresentou seu relatório nesta quinta-feira (9/10) no Plenário do TJM.

O trabalho da comissão surgiu da necessidade de desenvolver estudo detalhado sobre a inserção de subsídios no sistema, tendo como objetivo principal a consistência dos dados disponibilizados e, por consequência, o acompanhamento seguro da produtividade  em seus diversos estágios de busca do resultado.

A tarefa da Comissão, que resultou no relatório circunstanciado apresentado a magistrados e servidores, tomou cinco meses de seus integrantes.

 

Reflexo do acompanhamento

O evento foi aberto pelo Juiz-Presidente do TJM/RS Sergio Antonio Berni de Brum que afirmou a importância do estudo detalhado sobre a inserção e consistência dos dados no sistema SEGA e o reflexo do acompanhamento e produtividade dos magistrados e servidores. Pessoalmente convidou os membros da Comissão para apresentar o estudo e afirmou que, “antes da decisão final da governança para implementar as propostas faremos uma oficina com todos os magistrados de primeiro e segundo graus e servidores. Precisamos ampliar e qualificar a compreensão das modificações propostas”, concluiu.

Alem dos servidores de unidades da JME e setores do Tribunal, estiveram presentes o Juiz Corregedor da JME Paulo Roberto Mendes Rodrigues e o Juiz do Tribunal Fernando Guerreiro de Lemos.

 

A Comissão

A comissão especial foi constituída para apresentar projeto que permitisse, já a partir de 2014, por meio do SEGA, controlar a execução das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em tempo real. Para tanto, os critérios previam pluralidade e engajamento de todas as áreas envolvidas, direta ou indiretamente comprometidas com o tema. Foi oficializada pela Portaria nº33 de 2014 e está composta pelos seguintes servidores: Osvaldir Costa da Rocha, da Corregedoria Geral da JME; Eduardo de Borba Severo, Juarez Bamberg da Silva e Dilnei Venturini, do setor de TIC; Simone Maria Picoral Dal Molin e Dionês Gabana de Souza, do Núcleo de Gestão Estratégica; Cassio Garcia Lacerda e Antonio Ferreira Boeira, da Coordenadoria de Serviços Judiciários.

 

Relatório, métodos e relações

As servidoras do Núcleo de Gestão Estratégica, Simone Maria Picoral Dal Molin e Dionês Gabana de Souza, apresentaram considerações sobre as Metas Nacionais, método atual de coleta de dados, relatórios de metas e aspectos do trabalho dos servidores da Justiça Militar (JME) com utilização da ferramenta.

Os servidores do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), coordenador Dilnei Venturini e analista Eduardo Borba Severo, explicaram como o sistema SEGA é utilizado atualmente e o trabalho que a equipe de TIC vêm realizando para qualificar o sistema utilizado nas quatro auditorias. Entre as ações realizadas, relacionaram a reforma da rede elétrica, a ampliação dos links de comunicação, a aquisição de novos equipamentos, a aproximação do Sistema com os usuários por meio de uma maior discussão sobre os requisitos e demanda dos servidores em relação ao Sistema.

Imagens da notícia