Comissão do TJMRS discute diretrizes para gerenciamento de riscos nos acervos arquivísticos

Em reunião coordenada pelo vice-presidente do TJMRS, Desembargador Militar Sérgio Brum, foi discutida e aprovada por unanimidade a Minuta da Diretriz de Gerenciamento de Riscos dos Arquivos da Justiça Militar do Rio Grande do Sul (JMERS). O documento visa a prevenção, monitoramento e ações em caso de sinistros nos acervos arquivísticos, como danos causados por fogo, água, roubo e riscos biológicos e químicos. A diretriz também irá auxiliar os trabalhos da Comissão Especial para Avaliação Documental e Gestão da Memória dos Processos Atingidos pela Enchente (CEADGM).
A diretriz destaca a importância de um planejamento adequado para situações emergenciais, destacando a preparação de servidores e recursos materiais.
Ainda na reunião, foi sugerida a inclusão de medidas para mitigar riscos digitais, como o uso de arquivos na nuvem e digitalização de documentos, para garantir a proteção dos dados em casos de falhas nos sistemas ou ataques cibernéticos. A Minuta será periodicamente atualizada para assegurar a continuidade e a integridade dos serviços da JMERS.
Além do desembargador Brum, que coordena a CEADDGM, também presentes a Juíza Auxiliar da Presidência Viviane Pereira, , a Juíza de Direito Substituta da 2ª Auditoria Militar Dione Dorneles, o Diretor-Geral Herbert Schonhofen, o Coordenador de TIC Eduardo Severo, a coordenadora da biblioteca Francine Feldens, a Secretária de plenário Luciana Carvalho, e os servidores Diones Gabana, Olavo Renner, Silvia Rollsing e Carlos Kettz.