Comissão do PJe já trabalha com simulações em ambiente de homologação
A comissão encarregada do desenvolvimento e consolidação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Justiça Militar gaúcha, presidida pela Juíza Titular da Auditoria de Santa Maria da Justiça Militar do Estado, Eliane Almeida Soares, reuniu-se nesta terça-feira, (07/04), para chegar a fase preparatória e agendar testes operacionais.
A Instituição deu mais um importante passo para a implementação do PJe nas suas rotinas processuais, motivo do desenvolvimento do sistema específico pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A Comissão constituída na Justiça Militar do Rio Grande do Sul, depois de alinhar o Programa às necessidades e à realidade da Instituição, já trabalha com os testes e simulações em ambiente de homologação utilizando processos reais que já foram concluídos podendo, desta forma, ser analisado o comportamento do sistema, constatando eventuais falhas e, desde já, capacitando servidores e magistrados para a sua operação.
Projeto Piloto
Um projeto piloto será implantado na Auditoria da JMERS em Santa Maria, inicialmente envolvendo processos cíveis. A juíza titular daquela auditoria, Dra. Eliane Almeida Soares, integrante da comissão, destaca que “esta fase é de extrema importância, porque analisa os diversos segmentos do Sistema antes de implantar o piloto e, sendo a comissão bastante plural na sua composição, minimizamos as chances de erros lá na frente”.
Compõem, ainda, a comissão, os servidores Aline Sanches, como negociadora; Dilnei Venturini, Coordenador de Informática; Antônio Ferreira Boeira, Coordenador Judiciário; Denize Terezinha Ribeiro Jacobi, Oficial Escrevente da Primeira Auditoria Militar, Márcia Denise Vogado Lima, Oficial Escrevente da Segunda Auditoria Militar.