Comissão de Inovação do TJMRS realiza reunião para definir projetos e iniciativas estratégicas

A Comissão de Inovação do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS) realizou reunião no dia 14 de março de 2025, na Sala de Inovação do tribunal, sob a coordenação do vice-presidente da corte, Desembargador Militar Sergio Brum. Durante o encontro, foram discutidas ações e projetos alinhados às metas institucionais e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Entre os temas abordados, destacou-se a escolha dos projetos para a Meta 9, que envolvem iniciativas oriundas do Laboratório de Inovação e serão avaliadas com base nos benefícios proporcionados à sociedade e na relação com os objetivos da Agenda 2030 da ONU.
A comissão também tratou da participação do TJMRS no Prêmio CNJ Qualidade 2025, destacando o uso da metodologia design thinking para aprimorar processos e serviços jurisdicionais.
Outro ponto de destaque foi o Projeto de Uso de Linguagem Simples, com foco na melhoria da comunicação em atos administrativos e jurisdicionais, em conformidade com a Recomendação CNJ nº 144/2023. Além disso, foi debatido o Plano de Ação Linguagem Simples TJMRS 2025, com a definição de tarefas para os laboratoristas e a implementação do Selo de Linguagem Simples no tribunal.
Presenças
Além do desembargador Brum, também participaram da reunião a juíza auxiliar da presidência, Viviane Pereira, o diretor-geral do TJM Herbert Schonhoffen, o coordenador de TIC, Eduardo Severo, o coordenador financeiro, Diego Velho, as servidoras Carla Risch, Diones Gabana, Luciana Amaral e Liziane Daniel, e os servidores Cesar Krebs, Claudiomiro Neves, José Carlos Albino, Olavo Renner e Rogério Haselein.