Começa ciclo de palestras e ações da Justiça Militar pela vida saudável


Na última sexta-feira (29/8) magistrados e servidores receberam as primeiras instruções e esclarecimentos para a prática de atendimento de urgência no ambiente de trabalho. No plenário do TJM/RS, magistrados, servidores da Justiça Militar e membros do Ministério Público receberam instruções e assistiram demonstrações para atuar adequadamente em casos de urgências médicas no ambiente de trabalho.  Esta foi a primeira etapa do I Ciclo Interno de palestras denominado “Vida Saudável”. O evento foi aberto a todos que trabalham nas dependências da Justiça Militar. A iniciativa é do Gabinete da Presidência e conta com a  coordenação do Assessor Militar Ten Cel Ederson  Almeida da Silva.

Médicos e enfermeiro

Os facilitadores convidados para o primeiro ciclo foram  o Dr. Frederico Sedrez dos Santos e o Dr. Norberto Luis Campos Martins, com apoio do 1º Sargento enfermeiro Edson Jairo Damaceno Pereira. Os médicos convidados abordaram temas relacionados à saúde humana, com ênfase nas primeiras ações em caso de crise em vítima. O foco foi no atendimento à paradas cardíacas e episódios de fibrilação. “a assistência imediata com procedimentos corretos, podem representar a diferença entre a vida e a morte”, alertaram os profissionais da saúde.

Compromisso com a qualidade de vida

Segundo o Juiz-Presidente do TJM/RS Sergio Antonio Berni de Brum, “a proposta de governança colaborativa também deve chegar a este tipo de ação, ou seja, não basta oferecer e solicitar atitudes colaborativas, é preciso materializar meios que busquem o melhor aparelhamento de servidores em casos ligados, inclusive, à sua saúde. Precisamos, portanto”, explica o Presidente, “proporcionar conhecimentos capazes de ajudar a salvar vidas ou de contribuir para uma melhor qualidade de vida, este tem que ser um compromisso e uma atitude de boa vontade individual e coletiva”, conclui.

Os facilitadores convidados

O Capitão da Brigada Militar, médico Frederico Sedrez dos Santos é especialista, mestre e doutorando em cirurgia geral. É também especialista em coloproctologia. O também Capitão da Brigada Militar, Norberto Luis Campos Martins é oficial médico de carreira do quadro de saúde e preceptor-residente em cirurgia geral no Hospital Ernesto Dornelles de Porto Alegre. Atua em cirurgia gastrenterológica, principalmente em casos de trombose arterial, etpase e cirurgia geral. Atua, também, na área de avaliação de tecnologia em saúde, sendo membro do HTAi (sociedade científica e profissional global para avaliação de tecnologias em saúde).

O Sargento Edson Jairo Damasceno Pereira é estudante de Física Médica, tem vários cursos na área, incluindo os de auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, reanimação cardiorrespiratória, instrumentação cirúrgica, procedimento pós-cirúrgico, primeiros socorros, entre outros.

Continuidade

Segundo Presidente Brum e o Assistente Militar Ten. Cel. Ederson, os ciclos de palestras terão continuidade, bem como ações e providências no sentido de proporcionar cuidados em urgências e em condições para melhorar a qualidade de vida de servidores e magistrados.

Imagens da notícia