Começa a funcionar banco de dados integrado do judiciário


Nesta sexta-feira (13 de abril), o Juiz do TJM Sergio Antonio Berni de Brum, representou a Corte gaúcha em  solenidade que contou com a presença de representantes de diversos tribunais e autoridades dos três Poderes. Na oportunidade, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal (STF), ministro Cezar Peluso, lançou a etapa inicial da Central Nacional de Informações Processuais e Extraprocessuais (CNIPE), um sistema que reunirá dados de todos os tribunais, varas e cartórios judiciais e extrajudiciais do país.  

Segundo o Juiz Sergio de Brum, o  objetivo é permitir que qualquer pessoa tenha acesso, em um único endereço na internet, a informações sobre andamento processual, dados estatísticos de funcionamento do Judiciário, assim como pesquisa de registros imobiliários, indisponibilidade de bens, protestos cambiais, divórcios etc.

O ministro Cesar Peluso disse que “Com a CNIPE a Justiça fica à distância de um click da cidadania”, e destacou  que a central representa “um grande passo do Judiciário em direção ao futuro”. O ministro afirmou ainda que uma das prioridades da sua gestão no CNJ foi a ampliação do acesso à Justiça. E a CNIPE representa a concretização desse trabalho. “O sistema consiste num avanço significativo rumo à eficiência e transparência do Poder Judiciário. É o fim do pesadelo de pessoas nas filas das varas e nos cartórios em busca de documentos. Não há sistema semelhante em todo o mundo, o que caracteriza o pioneirismo do Poder Judiciário Brasileiro”, ressaltou.

Nesta fase de implantação, a CNIPE poderá receber até 100 mil consultas simultâneas.

 

Imagens da notícia